4 dicas de como melhorar a sua saúde bucal
Constantemente somos alertados sobre a importância de investir em uma boa saúde bucal. E não é para menos, o cuidado tomado diariamente com a manutenção do bem-estar e integridade dentária é capaz de interferir em todo o organismo.
Isso porque, como a boca é uma das principais portas de entrada para o corpo, diversas doenças que acometem a cavidade oral podem se espalhar para outros órgãos e tecidos, originando patologias sistêmicas graves.
No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o que exatamente significa esse cuidado com a saúde bucal e como ele pode afetar sua dieta, seu estilo de vida e sua saúde.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, manter uma boa saúde oral equivale garantir que todos os tecidos da região estejam livres de problemas, como:
- Placa bacteriana;
- Tártaro;
- Cáries;
- Inflamações gengivais leves (gengivite);
- Doença periodontal;
- Candidíase oral, entre outros.
Além disso, condições como o desgaste do esmalte dentário, sensibilidade e qualquer outra ocorrência que intensifique o surgimento de desconfortos que possam interferir na qualidade de vida, na mastigação, dicção ou de inserção em situações sociais.
Deste modo, manter uma boa saúde bucal implica a reunião de todas as ações da rotina diária que são capazes de manter um sorriso bonito e incólume.
Como melhorar a qualidade da sua saúde bucal?
O bem-estar bucal é capaz de influenciar na absorção de nutrientes, na qualidade da respiração, na concentração dos indivíduos e até no sucesso de tratamentos à doenças metabólicas, como a diabetes, ou na viabilização de uma gestação saudável.
Entretanto, para garantir que esse cuidado seja bem feito é necessário garantir que diversos costumes sejam integrados ao dia a dia dos pacientes. Desde ações individuais, até as intervenções profissionais.
Por isso, se você deseja garantir um sorriso mais forte e bonito, atente-se a:
-
Higienização qualificada
A escovação adequada é a melhor forma de realizar um controle da reprodução bacteriana bucal, que é responsável pela formação do biofilme dentário e por inúmeras doenças que afetam todos os tecidos da cavidade oral.
Assim, além de se certificar de realizar três escovações por dia, é preciso que as pessoas efetuem esse cuidado sem pressa e evitando a aplicação de muita força. O uso de escovas com cerdas macias também é fundamental para uma limpeza qualificada.
-
Uso diário do fio dental
Após a escovação cuidadosa de todos os dentes e da língua, os pacientes precisam passar o fio dental e fazer o bochecho com um enxaguante bucal que contenha flúor em sua composição. Essa rotina precisa ser repetida, pelo menos, uma vez ao dia.
Isso porque, essa é a única forma de realizar a higienização do espaço entre os dentes e do sulco gengival – espaço entre o dente e a gengiva –. Realizando essa ação diariamente, você pode evitar a formação do tártaro e das doenças que acometem o tecido gengival.
-
Realização de tratamentos odontológicos
A utilização de um plano dental para empresa, para a realização de tratamentos odontológicos frequentes, também é extremamente importante para a manutenção de uma boca mais saudável.
Afinal, intervenções profissionais como a limpeza profunda, o clareamento dental, o tratamento ortodôntico ou a restauração dental, são capazes de prevenir o aparecimento de enfermidades e até o agravamento de quadros mais sérios.
-
Acompanhamento frequente com o dentista
O acompanhamento constante com o dentista, viabilizado pelo plano dental para mei, é outra ação que deve fazer parte das rotinas de todos os pacientes – independente do aparecimento de sintomas ou não.
Essas visitas são importantes para que seja feita uma avaliação minuciosa de todas as estruturas dentais e dos tecidos moles da cavidade oral, garantindo a identificação de problemas que podem estar sendo formados e o início de um tratamento prematuro.
Benefícios de investir em um plano odontológico
De acordo com a recomendação geral, as visitas de rotina com o dentista devem ser feitas uma vez a cada seis meses.
No entanto, devido aos preços altos cobrados por esses atendimentos, muitas pessoas evitam realizá-las e acabam desenvolvendo patologias importantes.
Por esse motivo, o investimento em um plano dental empresarial é bastante importante e necessário para a manutenção de uma saúde geral mais aperfeiçoada. Afinal, esse serviço de assistência médica tornará as consultas mais acessíveis para todos os pacientes.
Além disso, como estes planos permitem o acesso a um grupo de consultórios e médicos especializados, os pacientes passam a ter mais familiaridade com o ambiente odontológico e com os profissionais, garantindo a finalização de todos os tratamentos.
O plano odontologico para cnpj também pode ter uma cobertura diversa, incluindo o atendimento das necessidades relativas à manutenção da saúde e integridade dos dentes, mas também relacionado a alguns tipos de procedimentos estéticos, como a ortodontia.
Por meio da contratação de uma assistência odontológica, você também pode estender esses benefícios para dependentes e familiares. Assim, filhos, pais, parceiros ou irmãos também podem desfrutar de um plano odonto pme e garantir uma ótima qualidade de vida.