5 dicas para uma boa saúde bucal
A dedicação com a manutenção de uma boa saúde bucal é capaz de interferir em diversos aspectos da vida, diminuindo a incidência de doenças, melhorando a autoestima e até contribuindo para a construção de uma qualidade de vida mais satisfatória.
O cuidado bucal pode reduzir problemas de halitose, escurecimento das estruturas dentais, sensibilidade e dores que, além de incômodas, podem interferir na concentração e nos níveis de produtividade em ambiente profissional.
Além disso, as patologias bucais são capazes de espalhar bactérias, vírus e fungos locais para todo o organismo, sendo a principal causa de diversos problemas sistêmicos que podem, até, colocar a vida do paciente em risco.
No entanto, para manter os dentes e todos os tecidos orais mais saudáveis e íntegros, pode ser preciso um pouco mais do que apenas o investimento na escovação.
Como ter uma boa saúde bucal
A boca é a porta de entrada para todo o organismo. Por isso, os problemas com a saúde dos tecidos bucais podem acabar se transformando em quadros de má nutrição, dificuldade com a fala, falta de confiança para interagir socialmente, entre muitos outros aspectos que danificam o bem-estar e a qualidade de vida.
Por outro lado, o cuidado com a integridade oral pode trazer diversos benefícios para as pessoas, incluindo, a promoção de dentes mais bonitos e um sorriso mais harmônico e atraente.
Assim, entre os principais cuidados que devem ser incluídos nas rotinas diárias de cuidado bucal, os mais importantes são:
-
Escovação adequada
Além de escovar o aparelho de dente e toda a estrutura dentária, a higiene bucal exige que esse costume seja repetido com a frequência adequada e com a técnica correta.
Por isso, os pacientes devem escovar os dentes três vezes ao dia, por tempo suficiente para remover a placa bacteriana – 5 segundos por dente.
-
Uso diário do fio dental
Por ser uma tarefa um pouco mais complicada, muitas pessoas acabam evitando passar o fio dental ou negligenciando por completo esse cuidado.
No entanto, o fio é a única forma de limpar o sulco gengival – espaço entre dente e gengiva – e evitar a formação do tártaro e das inflamações gengivais.
Deste modo, é preciso utilizá-lo, pelo menos, uma vez ao dia e especialmente antes de dormir.
-
Atenção com a dieta
O consumo excessivo de alimentos ricos em açúcares, amidos ou gorduras animais é o principal causador de cáries e de doenças periodontais moderadas e graves.
Enquanto isso, optar pela ingestão de frutas, legumes e verduras frescas ajuda com o fortalecimento do esmalte dentário e ainda pode ser um aliado para a higienização dos dentes.
-
Cuidado com a saúde das gengivas
A inflamação gengival pode não causar sintomas importantes, além do sangramento durante a escovação, até que o quadro esteja muito grave.
Por isso, é crucial estar sempre atento com a saúde desses tecidos para evitar o desenvolvimento de patologias graves e sistêmicas.
Para isso, utilize o fio dental com regularidade, tenha cuidado com a quantidade de força que é aplicada na escova durante a limpeza dos dentes e procure ajuda profissional quando notar a formação de tártaro na base das estruturas dentárias.
-
Visitas frequentes com o dentista
Muitas pessoas só vão ao dentista quando começam a sentir dores ou incômodos que não podem ignorar, devido ao custo das consultas.
No entanto, o preço de limpeza de dente periódica pode ser muito menor do que o tratamento de doenças periodontais ou da restauração.
Essas consultas também permitem a profilaxia e o tratamento precoce de quadros que podem ter consequências importantes na saúde, como a perda dentária ou o espalhamento generalizado de bactérias orais para todo o organismo.
As visitas constantes com um profissional qualificado podem ajudar, ainda, a sanar dúvidas quanto à qualidade do cuidado individual dos dentes, o aparelho ortodôntico transparente preço, a viabilidade de tratamentos estéticos odontológicos, entre outros.
Assim, a recomendação geral é que esse atendimento seja realizado uma vez a cada seis meses.
Benefícios de cuidar adequadamente da integridade dental
O cuidado com a higienização bucal é fundamental para o controle das bactérias orais e para a manutenção da integridade das estruturas dentárias.
Enquanto isso, as consultas frequentes com um dentista especialista em canal ajudam com o tratamento de condições que podem causar diversos problemas no dia a dia das pessoas.
Contudo, essa atenção maior com o bem-estar bucal pode apresentar vantagens ainda mais importantes para o corpo como um todo, como por exemplo:
- Diminuição da incidência de inflamações gengivais;
- Desaceleração do envelhecimento dentário;
- Prevenção do desenvolvimento de enfermidades cardiovasculares;
- Atenuação das probabilidades do acometimento de diabetes;
- Menores riscos de doenças degenerativas, como o Alzheimer.
Muitas pessoas acreditam que é normal que os dentes caiam com o passar dos anos. No entanto, com o cuidado adequado com a saúde bucal é possível evitar procedimentos como o implante dentário carga imediata e manter a integridade de todas as estruturas bucais originais.