7 curiosidades sobre gatos
A grande curiosidade sobre gatos que as pessoas têm pode ser justificada pela longa trajetória histórica dos bichanos junto aos humanos. Há milhares de anos, esses felinos já foram até mesmo adorados como deuses no Egito Antigo, por exemplo, e as pessoas devotaram tanto respeito e cuidado ao animal que, quem matasse um deles, corria o risco de ser agredido pela população local. Veja 7 curiosidades sobre gatos.
Além desta, os gatos estão envoltos em curiosidades que despertam o interesse tanto de tutores desse animal, quanto de pessoas que não convivem com os bichanos. Na Drogavet você se informa tanto sobre elas como, também, sobre condições que afetam os felinos como a habronemose, febre maculosa ou alergias – confira!
7 curiosidades sobre gatos
Apesar de viver entre humanos há cerca de 10 mil anos, os gatos ainda são considerados bastante misteriosos e alguns aspectos de seu comportamento ainda são estudados. Por isso, geram curiosidade de uma grande gama de pessoas. Algumas curiosidades bem interessantes sobre os bichanos, são:
- Gatos reconhecem indivíduos humanos e são capazes de perceber algumas de suas emoções;
- Os bichanos são sócio-facultativos, ou seja, não sentem a necessidade de parceiros para caçar e costumam viver sozinhos na natureza, mas têm relacionamentos sociais, principalmente para reproduzir ou brincar;
- Gatos gostam de escalar as superfícies e ficar no alto para ter controle melhor do ambiente ao seu redor;
- O amor por caixas, dos gatos, é explicado por esse se tornar um ambiente acolhedor, seguro e quentinho que faz o bichano se sentir bem, física e mentalmente;
- Quando o gatinho anda um passo à sua frente quando você anda pela casa é por curiosidade, para saber aonde você vai ou para simplesmente chamar sua atenção;
- Gatinhos arranham sua mobília porque sentem a necessidade de lixar suas unhas, para manter as garrinhas afiadas;
- Os bichanos não caçam apenas por fome mas, também, por diversão – motivo pelo qual gatos domésticos já foram responsáveis por extinguir cerca de 33 vertebrados silvestres (em algumas ilhas), o que é um problema ambiental considerável.
Além disso, outra curiosidade sobre gatos bastante comum está relacionada ao fato do animal sempre cair em pé. E isso é explicado devido a sua anatomia, o que inclui a coluna flexível e articulações especiais, que fazem com que esse pequeno caçador gire o corpo e caia sempre com as quatro patas voltadas para a mesma orientação.
Quais os benefícios de ter um gato em casa?
Apesar da fama de antissociais, os gatinhos domésticos são muito carinhosos e companheiros – o que por si só já é um excelente motivo para tê-los por perto. Inclusive, porque o bem-estar que a convivência com os bichinhos proporciona é um benefício reconhecido pela medicina. Em suma, os benefícios principais, são:
- Ter um companheiro carinhoso;
- Reduzir solidão, stress, ansiedade e depressão;
- Manter a casa livre de pragas;
- Ter um fator de auxílio para redução de tensão arterial.
Além disso, esses são animais muito higiênicos, que gostam de limpeza e ainda são mais independentes com relação ao alívio de suas necessidades, já que não demandam passear para isso. Essa independência também facilita os cuidados com os bichinhos, que ficam tranquilos mesmo passando o dia sozinhos enquanto seus tutores saem para trabalhar.
Qual é o tempo de vida de um gato?
A expectativa de vida dos felinos pode variar a depender de raça e modo de vida, mas, no geral, gatos domésticos tendem a viver entre 12 e 18 anos. No entanto, há relatos de animais que viveram mais de 20 anos, embora sua qualidade de vida possa ser consideravelmente diminuída após a segunda década.
Manter o animal bem cuidado, com uso de medicamentos e vitaminas como os da Drogavet, a fim de prevenir doenças, é uma das maneiras de manter a saúde do animal mais forte e resistente a danos que infecções de diversos tipos podem causar. Além disso, estar atento a sinais de sofrimento (que gatos evitam passar) e levar os bichanos ao veterinário quando houver qualquer suspeita também é fundamental.
Onde comprar remédios de qualidade para gatos?
É importante priorizar empresas que trabalham com material de excelente qualidade, como a Drogavet. Além de uma grande variedade de remédios para gatos e cachorros, a Drogavet manipula medicamentos para prevenção de doenças que atingem outros grupos de animais, como a habronemose, por exemplo.
Por isso, em qualquer sinal de necessidade, leve o seu felino ao veterinário e invista nos manipulados da DrogaVet. Confira nosso catálogo e invista no que é melhor para o seu gatinho.
Os felinos são, sem dúvidas, animais que se destacam por suas características físicas e comportamentais, motivo pelo qual seu lugar entre os humanos só aumenta e se consolida a cada dia. Se a sua curiosidade sobre gatos aumentou, veja outros artigos da Drogavet e entenda cada vez mais o seu amiguinho de quatro patas!