6 destinos para praticar turismo de aventura
É fato que o turismo de aventura vem ganhando cada vez mais adeptos. Afinal, o contato direto com a natureza promove diversos benefícios para o corpo e mente. O Brasil é um país com dimensões continentais e por isso oferece uma grande variedade de alternativas para quem quer explorar o meio ambiente com respeito. Recheado de natureza para se aventurar em atividades cheias de adrenalina, nosso país promove tudo o que você precisa para uma viagem cheia de emoção. Então, pensando nisso, no post de hoje vamos falar 6 destinos para praticar turismo de aventura.
- Jaraguá do Sul, Santa Catarina
Cercada por morros de Mata Atlântica, cachoeiras e picos de grande altitude, Jaraguá do Sul é uma cidade localizada em Santa Catarina entre a serra geral e a serra do mar. Colonizada por imigrantes alemães, italianos, húngaros e poloneses, o município ainda é um importante polo têxtil e industrial, sendo a quinta maior economia do estado. Justamente por suas oportunidades de negócios, empregos e contato direto com a natureza, muitos procuram uma imobiliária em Jaraguá do Sul a fim de encontrar o imóvel ideal.
Para os amantes do turismo de aventura, é possível praticar em suas montanhas voo livre, rapel, canyoning, cascading, trekking, escalada, arvorismo e canoagem. Além disso, as trilhas dos picos Malwee, da Pedra Branca do Jaraguá, da Serra do Funil e da Serra Preta são as mais procuradas por jipeiros e ciclistas.
- Chapada dos Veadeiros, Goiás
A Chapada dos Veadeiros é um dos ecossistemas mais ricos do país e torna-se cada vez mais popular por suas belezas naturais de tirar o fôlego. Com rios, cachoeiras, cânions e poços, esse pedacinho do cerrado brasileiro está localizado a 1700 metros de altura no Planalto Central. Considerado Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco, o local conta com fauna e flora únicas, assim como uma grande variedade de espécies em extinção. Algumas das atividades para realizar são Trekking, rafting, canyoning, cascading, rapel, escalada, tirolesa, arvorismo e até mesmo balonismo.
- Bonito, Mato Grosso do Sul
Bonito é um dos destinos mais famosos do Brasil, sendo considerado a capital do ecoturismo brasileira. Bem próximo do Pantanal do mato Grosso do Sul, o município é rico em belezas naturais propiciando total relaxamento e pleno contato com a natureza. Os maiores destaques dessa região são as grutas e lagos subterrâneos. Os rios de águas cristalinas são ideais para receberem turistas para flutuarem livremente, seja andando de boia ou fazendo rafting.
Além disso, é possível admirar o cenário das cachoeiras e cavernas, fazer rapel, mergulhar com snorkel, trekking, andar de bike, a cavalo e muito mais.
- Jalapão, Tocantins
Pouco conhecido até algum tempo atrás, o paraíso escondido em Tocantins agora já faz parte da lista de desejo dos brasileiros, principalmente dos apaixonados por turismo de aventura e ecoturismo. Isso porque, o Parque Estadual do Jalapão é um ecossistema incrível, com natureza extremamente preservada, devido ao fato de ser razoavelmente isolado e com acesso complicado.
A entrada mais comum fica a 150 quilômetros da capital em Ponte Alta de Tocantins. A reserva ocupa um território vasto e bastante variado, preenchendo 34 mil quilômetros quadrados. Com trilhas, cachoeiras, piscinas naturais, dunas, mirantes, morros, rios e muitos esportes radicais, no local é possível praticar atividades como rafting, rapel e trekking. Pode ser difícil conhecer tudo em apenas uma única viagem, mas com certeza voltar nessa região vale a pena.
- Capitólio, Minas Gerais
Capitólio é um destino que ficou famoso recentemente no turismo nacional e isso se deve pelo cartão-postal do mirante Janela do Céu. Localizado a 280 km de Belo Horizonte, 450 km de São Paulo e 600 km do Rio de Janeiro, os visitantes mais frequentes são das três maiores capitais do Sudeste. O incrível Lago de Furnas é formado na represa da hidrelétrica e é propício não apenas para mergulhos, mas também passeios de barcos para explorar os cânions da região. Também é possível visitar as diversas cachoeiras e grutas nos arredores.
- Lençóis Maranhenses, Maranhão
Por fim, os Lençóis Maranhenses são o mais próximo que podemos chegar de um oásis no meio do deserto. Essa região inclusive é considerada uma das mais belas e exóticas do Brasil, possuindo mais de 150 mil hectares de dunas de areias brancas, pontuadas por lagoas de água doce azuis e esverdeadas. Entre junho e setembro as lagoas ficam completamente cheias, tornando o espetáculo ainda mais interessante. Para se locomover pelas trilhas de areia e pelos rios, é permitido apenas com guias e apoio das agências de viagem locais, podendo passear de jipe, quadriciclo, boia-cross, lancha e até mesmo avião monomotor.
Então, agora que você sabe quais os melhores destinos para praticar turismo de aventura já pode escolher aquele que mais se adequa ao seu estilo e orçamento. Lembre-se de criar um bom planejamento de viagem para assim aproveitar ao máximo sua experiência de aventura.