Como aproveitar a versatilidade de um Armário Multiuso
Quer descobrir os benefícios de um armário multiuso e saber como aproveitá-los ao máximo? Confira o conteúdo que preparamos para você
Os armários multiusos são peças que têm seu lugar garantido na maioria dos lares brasileiros. Geralmente utilizados na lavanderia, estes móveis também podem marcar presença na cozinha, quarto, banheiro e em outros cômodos do lar.
Se você não sabia da possibilidade de utilizar armários desse tipo em locais além da área de serviço, acompanhe a leitura.
Neste texto, vamos listar os diferentes usos que esse móvel versátil tem a oferecer para o seu lar. Não perca!
Sugestões de uso para aproveitar a versatilidade do armário multiuso em todos os cômodos
Um dos motivos que tornam os armários multiuso tão úteis em contextos diferentes é a variedade de características e recursos que eles apresentam.
Há modelos com chave, gavetas, prateleiras internas, suporte de vassoura, tábua de passar roupa, porta espelhada, entre outras particularidades que justificam o aspecto multiuso desse tipo de móvel.
Com base nesses traços, nós listamos várias possibilidades de usos para essa peça de mobília tão versátil em seis ambientes diferentes do lar.
1. Armazenar artigos de uso geral na lavanderia
Nossa primeira sugestão de uso é a mais conhecida: inserir o armário multiuso na lavanderia para organizar utensílios e produtos de limpeza. Já falamos aqui no site como escolher uma máquina de lavar, e um bom armário é indispensável na lavação.
Ele é perfeito para essa tarefa porque possui compartimentos com alturas e profundidades diferentes. Essa variedade permite que itens com tamanhos distintos como vassouras, rodos, aspiradores de pó, esfregões, baldes, pás e escadas dobráveis sejam armazenados em um só local.
Armários multiuso com fechadura e chave também são úteis para a área de serviço, pois eles mantêm os produtos de limpeza fora do alcance de crianças. Dessa forma, quem tem animais de estimação ou filhos pequenos evita acidentes com soluções tóxicas.
Outra particularidade desse tipo de móvel que o torna ideal para o ambiente da lavanderia é a tábua de passar embutida presente em alguns modelos. Essa funcionalidade é particularmente bem-vinda em cômodos com área reduzida, pois não consome espaço.
2. Organização de panelas e outros utensílios de cozinha
Na cozinha, o armário multiuso realmente faz jus ao seu nome. Ele pode ser empregado para numerosos fins a depender da sua criatividade.
Como exemplo, destacamos que esse móvel é ideal para acomodar panelas, pratos, formas, tábuas de corte, assadeiras e muitos outros objetos que não devem faltar na cozinha.
Para garantir a organização é a utilização funcional do espaço interno do móvel, experimente usar organizadores de armário. Disponível em diferentes formas e tamanhos, esse produto auxilia no aproveitamento do espaço vertical, criando divisórias e prateleiras em compartimentos que são muito grandes.
Os panos de pratos, peças de porcelanas delicadas, jogos americanos, sousplats, arranjos de mesa, jarras e demais itens de uso diário podem ser guardados no armário multiuso graças à sua versatilidade.
Além das sugestões acima, o armário é capaz de desempenhar o papel de uma torre quente, móvel destinado a guardar eletrodomésticos e aparelhos de culinária de uso recorrente na cozinha. Isso inclui microondas, batedeiras, mixers, air fryer, liquidificador, etc.
3. Guardar livros e objetos decorativos na sala de estar
A sala de estar não costuma ser um cômodo associado ao armário multiuso, mas essa peça de mobília pode fazer parte da decoração desse ambiente sem problemas.
A depender do modelo e tamanho do móvel, ele se mostra um bom substituto para uma estante de livros ou prateleira para exposição de objetos decorativos.
Os modelos com nichos e prateleiras abertas são os melhores para desempenhar essas funções, visto que permitem a visualização dos itens guardados.
Dessa forma, suas revistas, livros, recordações de viagens e até porta-retratos ficam expostos na sala sem a necessidade de pagar caro em uma estante especificamente para esse propósito.
4. Manter os materiais do escritório organizados
Um uso similar ao sugerido acima pode ser feito no escritório ou cômodo dedicado ao trabalho remoto. Nele, o armário multiuso serve como um organizador de documentos e de artigos de papelaria.
Isso é possível porque seus diversos compartimentos e gavetas são adequados para armazenar pastas, fichários, livros, blocos de papel e demais materiais necessários no ambiente de trabalho.
Caso a área seja limitada, sugerimos o uso dos modelos de armários com mesa embutida. Eles possuem tanto a função de estante quanto a de mesa, que pode ser recolhida após a utilização.
5. Acomodar artigos de higiene no banheiro
Você já teve dificuldades em encontrar uma forma de guardar as toalhas, produtos de higiene pessoas e demais objetos do banheiro de forma organizada?
Se a resposta é sim, você precisa adicionar um armário multiuso no seu lavabo. A versatilidade desse móvel irá ajudar na difícil tarefa de reunir todos os artigos essenciais para o banheiro em um lugar só.
Toalhas de banho e de rosto, shampoos, condicionadores, desodorantes, loções hidratantes, pranchas, secadores e até os rolos de papel higiênico podem ser armazenados nesse tipo de mobília multimulfional.
O segredo está em escolher o modelo certo de armário para o banheiro. Dê preferência aos móveis mais compactos e com altura e comprimento reduzido a fim de não prejudicar a circulação e uso do cômodo.
Esse tipo de modelo também é compatível com a lavanderia, visto que a mesa dobrável oferece uma superfície adequada para a dobragem de roupas.
6. Substituir o guarda-roupas ou sapateira no quarto
Armários multiuso com duas portas e diversas divisórias internas com ou sem cabideiro são excelentes substitutos para guarda-roupas de solteiro.
Quem mora sozinho ou segue o estilo de vida minimalista e não possui muitas peças de vestuário, não enfrentará dificuldades ao trocar um móvel pelo outro.
Há modelos, inclusive, que assim como os guarda-roupas, têm porta espelhada. Essa característica permite que o móvel atue como um espelho de corpo todo, item extremamente útil ao provar roupas e se arrumar para sair.
Além disso, o elemento espelhado cria a sensação de amplitude e favorece a iluminação do ambiente, dois truques de decoração que fazem quartos pequenos parecerem espaçosos.
Em adição ao vestuário, os calçados e bolsas também têm seu lugar garantido no armário multiuso, afinal, ele serve como sapateira para quem não está interessado em adquirir um móvel específico para guardar seus sapatos.
O que você achou das nossas sugestões? Há alguma forma de uso do armário multiuso que deveria estar nessa lista? Compartilhe sua opinião conosco nos comentários e ajude os demais leitores do Oito e Meia.
Pingback: Dicas sobre o que você pode fazer para melhorar sua casa | Oito e Meia