Receita Previsível na prática: como criar cadências de prospecção que realmente funcionam
A Receita Previsível é um método que tem como principal objetivo criar um processo de vendas escalável, consistente e eficaz no cenário B2B, além de gerar receita de forma previsível quase com precisão.
A criação de cadências de prospecção que funcionam envolve definir perfil do cliente ideal para a sua empresa, segmentar a lista de contatos, utilizar canais diversificados e personalizar a comunicação.
O que é uma cadência de prospecção e por que ela é fundamental para receita previsível?
Uma cadência de prospecção se trata de um processo bem estruturado e repetitivo de contatos com leads por meio de diferentes canais e abordagens distintas, visando o engajamento e conversão da lista de contatos em clientes.
Esse processo é indispensável, visto que possibilita que as empresas possam estabelecer um fluxo sustentável de vendas e, como consequência, aumentar a receita, bem como a probabilidade de atingir as metas financeiras do seu negócio.
Como criar uma cadência de prospecção que realmente funciona?
Criar uma cadência de prospecção envolve compreender qual é o público-alvo da sua empresa, definir metas claras, selecionar os canais certos, personalizar a abordagem e testar os resultados constantemente. Os principais passos são:
- Definição de público-alvo: é a etapa de entender quem a sua empresa precisa alcançar, garantindo um processo de comunicação eficaz;
- Estabelecimento de metas: é a parte em que a empresa deve estabelecer metas de acordo com seus objetivos financeiros ou a quantidade de clientes que deseja alcançar;
- Criação de mensagens personalizadas: personalizar mensagens é uma prática bastante eficiente que pode trazer resultados financeiros significativos, visto que pode fazer com que os leads sintam que as suas dores podem ser aliviadas por meio do produto ou serviço que oferece;
- Teste e otimização: é essencial monitorar e otimizar sempre os resultados obtidos com as estratégias implementadas.
Ao estruturar a cedência de forma inteligente, é importante não deixar de se envolver com o cliente de forma natural e em diferentes canais de comunicação para além do email, como as mídias sociais e telefone. Dessa maneira, o tempo de duração da venda não apenas encurta, como também se torna mais eficaz.
Quais são os elementos de uma cadência outbound de alta conversão?
Uma cadência outbound de alta conversão é um processo devidamente estruturado de contato com clientes em potencial, ou seja, aqueles que mais possuem chances de pagar por seu produto ou serviço por meio de diferentes canais de comunicação que podem variar entre o e-mail e as mídias sociais. Os principais elementos compreendem:
- Canais de comunicação;
- Perfil do cliente;
- Conteúdo personalizado;
- Número de tentativas.
Um ponto fundamental para garantir bons resultados é ser persistente, mas não insistente. Ainda que os clientes em potencial possuam algum problema que possa ser resolvido pelo seu negócio, isso não significa que ele possa fechar a compra ou se sinta interessado.
Como medir e otimizar suas cadências para receita previsível?
Para medir e otimizar as suas cadências, é essencial compreender o perfil do cliente ideal, criar listas de contato segmentadas e estruturar um fluxo de comunicação. Ao monitorar os resultados constantemente, será possível adaptar as estratégias e melhorá-las com base nos resultados obtidos.
Receita Previsível
A Receita Previsível trata-se de um método eficaz para as empresas poderem não somente encurtar o processo de vendas B2B, como também aumentar a receita da empresa. Acesse nossa plataforma e veja como podemos auxiliar no aumento das chances de vendas!