Aparelho odontológico transparente: Saiba mais sobre esse tratamento
Seja no meio profissional ou na vida pessoal, é essencial para a autoestima estar com um sorriso bonito. O aparelho odontológico é uma ferramenta que tem como objetivo corrigir problemas estruturais, promovendo a melhora estética do sorriso.
Há um tempo atrás, muitos se queixavam do uso de aparelhos, pois, embora o tratamento resolva diferentes problemas, na sua fase de utilização a pessoa ficava com o famoso “sorriso metálico”, sendo um processo desagradável.
Ainda que o uso de aparelhos metálicos seja ainda o mais usual, hoje em dia existe disponível o aparelho dental transparente, que como o próprio nome já diz, consiste em um tratamento muito mais discreto que o tradicional, pois quase não se nota sua presença.
Este artigo tem como objetivo demonstrar as principais diferenças entre os tipos de aparelhos existentes no mercado, enfatizando os benefícios de se utilizar um aparelho móvel transparente ou aparelho fixo transparente.
Como funciona e quais as vantagens do aparelho transparente
No geral, a ideia do aparelho transparente e do convencional metálico é a mesma: guiado por braquetes e fios, têm como objetivo corrigir todos os tipos de problemas de alinhamento e má oclusão.
No caso dos aparelhos fixos a estrutura funcionará da seguinte forma: os braquetes são os elementos responsáveis por unir os fios à parede dentinária.
Esse fio está ligado aos braquetes pelas borrachinhas e são eles que realizam a função de pressionar e tensionar o arco dentário, realizando a movimentação necessária para o alinhamento adequado.
A única diferença nesses casos, é que as peças utilizadas são translúcidas, podendo ser fabricados em policarbonato, porcelana ou aparelho ortodôntico safira.
Já no caso dos aparelhos móveis invisíveis, as vantagens são ainda maiores, pois contam com um grande eficiência em sua função de alinhar os dentes e não contam com fios metálicos e braquetes que muitas vezes causam lesões e dificultam a higienização.
Ao ir ao dentista, um molde será tirado da arcada e enviado a um laboratório que confeccionará o aparelho de acordo com a necessidade específica de cada um.
Estes modelos se utilizam de softwares em 3D, que além de coletar as imagens precisamente, simulam a movimentação ideal que os dentes terão que fazer do início ao fim do tratamento para atingirem seu alinhamento correto.
Portanto, podemos dizer que os novos e tecnológicos aparelhos invisíveis são um diferencial pois:
- Ficam quase imperceptíveis;
- Possuem a mesma funcionalidade;
- Mesma resistência dos convencionais;
- Podem ser mais rápidos;
- Requerem menos idas ao dentista.
Ainda, vale destacar que a transparência do produto se manterá até o final do tratamento, garantindo um processo bastante confortável para o paciente. Esses benefícios também podem ser encontrados em outros tratamentos, como o de facetas em porcelana.
Cuidados a se manter durante o tratamento
Assim como em qualquer caso, seja em uma boca com aparelho ou sem, os cuidados básicos de higiene devem ser tomados no dia a dia para evitar o acúmulo de alimentos e, consequentemente, bactérias.
Isso inclui uma escovação adequada, fazendo a substituição da escova quando as cerdas estiverem desgastadas. Uso de fio dental para remover a sujeira que fica entre os dentes.
Pontua-se também a importância do uso de cremes com flúor e, alinhado a isso, uma rotina de consultas na qual o profissional pode realizar um diagnóstico completo e realizar uma limpeza mais aprofundada.
No caso das pessoas que utilizam aparelho fixo, vale lembrar que embora as opções contem com a coloração translúcida, sendo os de safira os mais próximos da transparência, ainda assim as borrachinhas tendem a amarelar conforme o passar do tempo.
Ainda para quem usa os fixos, atenção na higienização deve ser redobrada, tendo em vista que as peças anexadas aos dentes multiplicam os espaços para que o resto da comida fique preso, sendo um prato cheio para bactérias.
Já aos que usam aparelho móvel, a grande facilidade consiste em poder removê-lo para realizar a limpeza.
Lembre-se sempre de higienizar não só os dentes, mas também o próprio aparelho quando estiver fora da boca, utilizando escova e pasta.
Portanto, fica claro que a tecnologia dos aparelhos e alinhador ortodontico invisivel preço veio para ser um diferencial no tratamento estético de correção estrutural e, embora sejam um pouco mais caros que o convencional, podem ter seu custo compensado.
Os novos tratamentos disponibilizados se tornam cada dia mais populares, não só por ser um tratamento mais discreto, como também por ser necessário menos consultas de reparo do que o normal.