Como ter uma cozinha mais funcional e eficiente?
Como organizar a cozinha para que as atividades realizadas nela sejam mais rápidas, eficientes e menos cansativas?Como ter uma cozinha mais funcional e eficiente?
É simples: Siga as regras de ergonomia na cozinha. A disposição correta dos móveis de cozinha, a altura das bancadas, a profundidade dos armários e a pia permitirão que você organize um interior funcional. Uma cozinha ergonômica também deve ser dividida em zonas e devidamente iluminada. Em nosso artigo, apresentamos os princípios mais importantes que manterão a ergonomia na cozinha.
Divida-a em partes
A primeira regra da ergonomia na cozinha é dividir o interior em 5 partes , que devem ser posicionadas no sentido horário uma ao lado da outra (para destros). Assim, movimentar-se na cozinha enquanto prepara as refeições será fácil e confortável. Uma cozinha funcional tem tudo a ver com minimizar andar, girar, dobrar, levantar e alongar.
Área de estoque
Geladeira, freezer e armário para produtos que não necessitam de refrigeração. Esta área deve estar o mais próximo possível da entrada para que você possa desempacotar suas compras sem ter que atravessar a cozinha.
Área de armazenamento
Armários para panelas, pratos e talheres, bem como pequenos eletrodomésticos. Nesta parte podem ser utilizados armários suspensos, que permitirão a colocação fácil de pratos, tigelas, copos e canecas. Armários modernos, em vez de portas articuladas, têm elevadores de aba, que são mais seguros de usar. Na área de armazenamento, é melhor abrir mão das prateleiras nos armários inferiores, que forçam você a se abaixar e ajoelhar. Em seu lugar, vale a pena instalar gavetas com extensão total.
Área de lavagem
Pia, máquina de lavar louça, lixeiras. A máquina de lavar louça poupa tempo e, graças à elevada temperatura de lavagem, garante também uma maior higiene. Cestos para separar o lixo são melhor colocados em um armário com uma gaveta extraível. Nas proximidades da pia, também é bom localizar uma gaveta para lavar e limpar utensílios, como detergente, panos, uma colher e uma escova ou sacos de lixo.
Área de preparação de alimentos
Bancada de cozinha ou ilha. A altura e a largura corretas do tampo da mesa são um pré-requisito para o corte e a mistura convenientes de ingredientes. Vale a pena que haja um trilho de cozinha acima da bancada, ou seja, um trilho especial para pendurar os acessórios mais necessários, por exemplo, conchas ou canecas. A área de preparação também deve incluir um porta-facas, tábuas e recipientes para temperos.
Zona de cozinhar
Fogão, forno, microondas. Além dos típicos fogões a gás ou elétricos, os fogões de indução estão se tornando cada vez mais populares, permitindo que você prepare um prato em muito menos tempo. Para evitar odores desagradáveis, é imprescindível instalar um exaustor silencioso por cima do recuperador. Tenha sempre essa parte dos utensílios a gás muito bem instalados, procure comprar bons produtos em lojas especializadas, como a LS Atacadista, por exemplo.
Todas essas dicas facilitarão o seu dia-a-dia e deixarão tudo mais organizado e seguro.