Aparelho transparente tem maior procura: Entenda os motivos

O desenvolvimento tecnológico na área da ortodontia tem permitido a criação de acessórios e tratamentos cada vez mais efetivos e benéficos para os pacientes, como é o caso das vantagens do aparelho transparente. 

 

Isso tem feito com que a procura pelos procedimentos ortodônticos sejam ainda mais populares entre os pacientes de todas as idades. 

 

Isso se dá, pois essa especialidade odontológica é capaz de corrigir o posicionamento dos dentes e dos ossos faciais, tornando o sorriso mais agradável.  

 

Para que essas alterações possam ser feitas, existem diversos aparelhos que podem ser utilizados, como os: 

 

  • Fixo metálico comum; 
  • Móvel;  
  • Autoligado; 
  • Lingual; 
  • Alinhadores invisíveis; 
  • Expansor palatino. 

 

Além desses dispositivos, um dos acessórios mais recorridos é o aparelho fixo estético, também conhecido como aparelho transparente. Isso porque, com um design discreto e confortável, esse modelo apresenta ganhos importantes para as pessoas.

O que é o aparelho transparente e para quem é indicado? 

Muitas pessoas confundem o alinhador invisível com o aparelho transparente. No entanto, ainda que os nomes sejam parecidos, as funcionalidades – e as vantagens de cada um – são bastante distintas.  

 

Pois, enquanto o alinhador visa corrigir problemas leves, o aparelho fixo transparente consegue consertar diversos problemas simultaneamente, independentemente do nível de gravidade de cada caso.  

 

Isso porque, como esses acessórios são constituídos exatamente como o fixo comum, o processo de tratamento também é o mesmo. 

 

De modo que o aparelho faz pressões mecânicas nos ligamentos periodontais, permitindo o reposicionamento dos dentes nos ossos alveolares.   

 

Contudo, o aparelho invisível é confeccionado com materiais imperceptíveis ou translúcidos, fazendo com que todo o procedimento seja muito mais comedido do que os acessórios metálicos. 

 

Assim, os pacientes podem ter um sorriso mais bonito desde o início da intervenção. 

 

Por isso, o uso deste tipo de dispositivo é indicado para quem tem problemas com a estética do aparelho convencional e para todos que acreditam que o acessório possa interferir na percepção profissional ou na credibilidade acadêmica, por exemplo.  

Principais benefícios proporcionados pelo aparelho transparente 

A procura por esse tipo de aparelho está cada vez maior, especialmente entre as pessoas com mais de 30 anos. Isso porque, além dos efeitos estéticos proporcionados nas arcadas dentárias, o aparelho transparente também proporciona diversos benefícios, como: 

  1. Maior descrição 

O efeito mais evidente do aparelho dental transparente é a discrição que ele possibilita durante todo o tratamento, fazendo com que as pessoas não precisem se preocupar com a aparência metalizada do sorriso.  

 

Afinal, até mesmo as borrachinhas utilizadas podem ser escolhidas para serem transparentes. Ou ainda, o dentista pode sugerir o modelo de aparelho fixo interligado, que não exige nenhum tipo de acessório extra para unir os braquetes. 

 

  1. Mais resistência 

Os materiais utilizados na produção dos aparelhos estéticos têm uma resistência tão satisfatória quanto os acessórios metalizados comuns. Assim, eles não precisam de nenhum tipo de cuidado especial extra e também não quebram com facilidade.  

 

Desta forma, os pacientes podem ter a tranquilidade de seguir com as rotinas normais e ainda têm a possibilidade de ingerir todos os tipos de alimentos sem preocupações.  

  1. Não mancham 

Uma insegurança frequente das pessoas que desejam colocar o aparelho dental invisível está relacionada à qualidade dos materiais utilizados para a confecção do dispositivo e o receio quanto à possibilidade de que, com o tempo, esses acessórios acabem amarelados.  

 

No entanto, a porcelana ou a safira utilizada para a confecção dos bráquetes e das bandas são elementos muito resistentes, que não mudam de cor nem com a interferência da alimentação e nem em decorrência da ação bacteriana.  

 

Mas, para que esse efeito seja durável até o fim do tratamento, é fundamental manter uma boa higiene para evitar o aparecimento de tártaro e outros problemas, como as erosões excessivas.  

  1. Eficiência até nas correções mais difíceis 

Assim como os fixos convencionais, o aparelho dentário invisível é capaz de realizar a correção de qualquer tipo de desalinhamento dentário, inclusive os casos mais graves. Além disso, ele tem a versatilidade de corrigir diversos outros problemas, como: 

 

  • Diastemas; 
  • Apinhamento dental; 
  • Mordida cruzada; 
  • Mordida aberta; 
  • Dentes tortos; 
  • Sobremordida, entre outros.  

 

Desta forma, esse dispositivo é recomendado para a maior parte dos quadros clínicos ortodônticos, desde os que possuem uma solução mais simples até os mais complexos. 

 

Deixe um comentário