Como evitar a revogação do seu certificado digital?
A revogação da certificação digital é realizada antes do prazo de vencimento do documento, e pode ser feita pelo titular através da plataforma da Autoridade Certificadora em que a emissão foi realizada. Por conta da crescente digitalização de transações burocráticas, pessoas físicas e jurídicas podem agilizar demandas com o uso do e-CPF ou e-CNPJ.
No entanto, quando um documento eletrônico é revogado, ele não pode ser utilizado, e evitar esse processo é indispensável para poder dar continuidade ao uso do certificado e garantir a segurança ao assinar documentos e acessar sistemas governamentais.
Motivos para a revogação de um certificado digital
Alguns dos principais motivos da revogação incluem a perda do cartão ou token de acesso e a inserção de informações erradas. O certificado funciona para autenticar a identidade do titular, e por este motivo é crucial mantê-lo em segurança e evitar que seja revogado.
A revogação pode ser realizada online ou presencialmente, a depender da Autoridade Certificadora (AC) que emitiu seu certificado. Independentemente da maneira que escolheu, é necessário preencher um formulário informando a razão pela qual deseja revogar o documento.
Consequências da revogação do certificado digital
Após a revogação da certificação digital, o titular fica impossibilitado de utilizá-lo para assinar documentos, emitir notas fiscais, acessar sistemas governamentais e realizar outras transações.
Nesse sentido, empresas podem perder a credibilidade em relação aos documentos e contratos assinados por conta da segurança e autenticidade para transações realizadas remotamente pela empresa.
O que fazer se o seu certificado digital foi revogado?
Quando um certificado digital é revogado, não é possível reativá-lo. Isso ocorre, pois após o momento em que o mesmo é revogado, todas as suas funções são anuladas, ou seja, é como se fosse apagado.
Esse pode ser um procedimento de segurança, especialmente para quem utiliza o formato A3 do documento, armazenado em token ou cartão. Assim, quando alguém encontrar o objeto em caso de perda, ele não terá o mesmo valor.
Outro fator que impede o uso do documento eletrônico é deixar passar o prazo de vencimento do mesmo. Com a sua expiração, ele também não pode mais ser utilizado, e nesse caso, é necessário realizar a emissão de um novo documento, visto que a renovação também não é mais possível.
Como evitar a revogação do seu certificado digital?
Para evitar a revogação do seu certificado digital, é importante realizar a atualização das suas informações com frequência, e manter o token ou cartão sempre em segurança, para não ser necessário solicitar uma revogação.
Em geral, a revogação é um processo realizado para a segurança das informações empresariais ou pessoais do titular. Caso aconteça de o seu certificado ser revogado, é necessário entrar em contato com a Autoridade Certificadora para entender a motivação.
Dicas para escolher o melhor certificado digital
Escolher o melhor certificado digital envolve considerar as suas necessidades e preferências. Existe uma variedade de tipos de certificados, como o A1, A3 e o Certificado em nuvem, e cada um deles se distingue em relação ao prazo de vencimento e armazenamento.
- A1: armazenado em software no computador ou notebook, e possui um ano de validade;
- A3: armazenado em cartão ou token;
- Certificado em Nuvem: é armazenado em serviços remotos.
Para empresas que funcionam presencialmente, o ideal é o A1 ou o A3. Já para empresas remotas, o ideal é optar pelo Certificado em Nuvem, visto que basta ter a senha de acesso do documento. Na Valid Certificadora, você encontra esses tipos de certificados e pode emitir de maneira segura e facilitada.
A revogação da certificação digital pode ocorrer por razões como a inserção de informações incorretas ou devido à perda do cartão ou token de acesso do documento. Para emitir um certificado com total segurança, escolha a Valid Certificadora!