Cinco novos fatores que influenciam o comportamento do consumidor
Você sabia que existem fatores que afetam o comportamento do consumidor? Nesse sentido, é importante que as empresas se concentrem nesse tipo de análise.
Entender esse cenário é relevante para compreender como os líderes criativos devem inovar para que a organização se mantenha relevante no mercado. Inclusive, a pandemia gerada pela Covid-19 acrescentou novos fatores a serem analisados no comportamento do consumidor moderno.
Se você tem interesse pelo tema e quer descobrir quais são os 5 fatores que tendem a influenciar o comportamento dos consumidores, inclusive os mais recentes, continue a leitura deste post que vamos apresentar todos os detalhes. Não perca!
Fluência digital
Mesmo durante a pandemia, a digitalização permitiu que muitas organizações mantivessem seu trabalho diário. Como resultado, mesmo as pessoas que não estão familiarizadas com a tecnologia devem se adaptar. Esse fator afeta diretamente o comportamento dos consumidores, que passam a consumir mais produtos online.
Para acompanhar essa tendência é preciso que as marcas se façam presente no ambiente digital para alcançarem mais clientes, especialmente porque o esperado é que cada vez mais pessoas sejam adeptas a modalidade de compra virtual.
Sustentabilidade
Sobretudo a preocupação com o meio ambiente está aumentando a cada dia. Portanto, a empresa deve ajustar sua atuação no mercado e migrar para uma economia mais sustentável para atender às necessidades dos clientes que optaram pelo consumo nas organizações que adotam a nova postura.
Medo e ansiedade
Fatores que afetam o comportamento do consumidor incluem medo e ansiedade. Seja por uma experiência desagradável com outra marca, ou mesmo por preconceito contra o ramo de negócios da empresa, muitas pessoas têm medo de fazer determinado negócio.
Por exemplo, o mesmo medo pode ser observado em pessoas que têm medo de serem enganadas em um ambiente virtual – por isso muitas pessoas ainda duvidam e preferem comprar em lojas físicas. Para solucionar esse problema, as marcas devem sempre oferecer segurança aos seus consumidores.
Tendências
A compreensão das tendências também é um dos fatores que afetam o comportamento do consumidor. Em alguns ramos, como em roupas, as tendências interferem não apenas no comportamento de compra, mas também em todo o conceito de moda.
O princípio relevante para acompanhar a tendência é nunca se contentar com o status quo, e sempre buscar proporcionar uma experiência de compra mais completa e criar formas de atender melhor os clientes. Ao ficar atento a esses pontos, você pode até inovar no seu próprio negócio e começar a dominar algumas tendências em seu campo profissional.
Trabalho remoto
Devido à pandemia, o trabalho remoto tornou-se uma realidade mais realista do que nunca e também teve um impacto no comportamento do consumidor, pois ficamos cada vez mais em casa e novas demandas surgirão.
Agora que você conhece os cinco fatores que influenciam o comportamento do consumidor, lembre-se de que as empresas devem se adaptar a esses fatores para se manterem competitivas no mercado. Portanto, é necessário realizar um planejamento adequado e definir uma boa estratégia.