Dicas de marketing para uma clínica veterinária

O marketing e a visibilidade online podem mudar o seu negócio, independente do nicho que escolher.

A aparência importa

Seu trabalho é uma espécie de missão, e a profissão de veterinário ou mesmo tosador requer habilidades únicas. Eles são certamente visíveis em contato com os animais, mas … o cliente primeiro tem que vir até você com seu animal de estimação para poder vê-lo. Ele tem que encontrar você e decidir que pode confiar para cuidar de seu amigo. E essa decisão geralmente depende de quanto esforço você coloca em seu marketing .

Vamos começar com o básico, ou seja, a identificação visual. O que seu logotipo diz sobre você? É original? Impõe logo uma associação com a sua profissão? É simples e fácil de duplicar? Fica bem na impressão? Essas são perguntas importantes! A falta de um logotipo é um erro, porque diminui a chance de sua empresa ser lembrada por um cliente que o encontrou em algum lugar. 

Por outro lado, o símbolo da empresa não pode ser qualquer um, deve estar associado a você, não a alguns outros salões e, além disso, deve ter ver com animais de estimação. E vale lembrar sobre o lado prático, gráficos muito complicados serão completamente ilegíveis ao dimensionar para vários formatos e darão a impressão de desleixados, e tais associações devem ser evitadas.

A identificação visual não é apenas um logotipo, mas também um tipo de letra, cores, design de interiores. Talvez esses sinais não façam diferença para o seu animal de estimação, mas para o seu tutor sim. Reserve um momento para compor uma mensagem coerente, pense em como as pessoas devem perceber o seu negócio. Folhetos escritos na lendária fonte Comic Sans ficarão engraçados, então não vá em frente se quiser uma imagem profissional. Lembre-se de algumas regras básicas:

-a logomarca deve ser simples para que possa ser facilmente reproduzida em diversos suportes;

-as fontes são divididas em serifa e sans serif – as serifas são mais decorativas, adicionam elegância, mas não são adequadas para conteúdos mais longos, pois o texto fica menos transparente e é mais difícil de ler;

-se você quiser evitar o caos visual, escolha no máximo cinco cores para sua identificação visual, duas das quais podem ser as cores principais e três complementares – isso vale tanto para os materiais promocionais quanto para o interior.

 

Por que você precisa estar nas redes sociais?

 

Você acha que manter uma conta de mídia social é infantil, uma perda de tempo? Algumas pessoas pensam assim, mas uma vez que começam a fazê-lo, rapidamente mudam de ideia.

 

Se os vídeos engraçados não combinam com você, tudo bem, não os grave. Você pode ter um perfil educacional sério, por exemplo. Você cria sua imagem, mas lembre-se de que os clientes em potencial esperam o que viram online. Esta é uma grande vantagem de estar online, porque você pode construir uma imagem de um especialista no assunto.

 

Mantenha as informações do seu perfil atualizadas e facilmente acessíveis . Localização, horário de funcionamento, gama de serviços, preços. Se alguém quiser visitá-lo, procurará essa informação; deixe-o encontrá-los.

 

Poste regularmente. Se alguém que não usou seus serviços antes, precisará de tempo para tomar uma decisão sobre a reserva de uma visita. A regularidade na publicação de conteúdos é essencial. Lembre-se de que você não precisa estar sempre com o telefone em mãos, pois as publicações podem ser planejadas com antecedência.

 

É possível fazer promoções?

 

É claro que nem todo serviço é adequado para fazer uma promoção de preços. No entanto, vale lembrar que:

 

-promoções não precisam ser descontos,

-a promoção é apenas um elemento de um plano maior, não um fim em si mesmo.

 

Se você não tem um objetivo específico que deseja alcançar fazendo uma campanha promocional, não faça. Uma ação bem elaborada deve, antes de tudo, atender às necessidades do seu negócio. Você oferece um novo tratamento de beleza que seus clientes devem conhecer? Ofereça-o como complemento à visita dos mais fiéis. 

 

Profissionalize sua clínica

 

É essencial que seu negócio seja profissional e automatizado se possível. Quais benefícios de ter um software? Com ele você não correrá o risco de perder o histórico dos seus pacientes, e ficará mais fácil avisar quando é a hora das vacinas ou da reconsulta.

 

Quanto mais profissional a sua clínica, mais clientes terá!