Sua casa ainda mais moderna e elegante: conheça já as vantagens dos lustres para a decoração!

Possui dúvidas sobre as vantagens do uso de lustres para sala de estar e também lustres para sala de jantar? Não se preocupe, pois, através deste texto, iremos te mostrar que para além da modernidade do item, ele possui suas vantagens práticas, deixando tanto o ambiente mais bonito e elegante, como fazendo com que o cômodo fique bem mais iluminado, tanto para o dia a dia quanto para situações especiais. Vamos lá?

Qual a função principal do lustre na sala?

A principal função dos lustres para sala de estar é trazer uma melhor iluminação para esse cômodo, que representa o conforto e o bem-estar de quem mora na casa. E para além da iluminação, ao pensarmos em um lustre, o que vem nas nossas mentes é a sofisticação que o item proporciona ao ambiente.

É justamente a sala de estar que costuma ser o primeiro lugar no qual nossa família, amigos e conhecidos ficam quando chegam na nossa casa. E nada melhor que pensar com carinho nesse ambiente que nos representa tanto! Para além das pessoas de fora, é bom refletir sobre como nos sentimos na nossa própria casa, e como também merecemos aproveitar a elegância do lugar.

Qual a cor dos lustres que devo escolher para a sala de estar?

Para se ter um melhor resultado em relação aos lustres para sala de estar, é sempre recomendado que usemos a cor mais parecida com a decoração ambiente, assim, teremos um maior equilíbrio em relação ao cômodo como um todo. 

Contudo, em termos de iluminação, as cores mais brilhantes, como branco, dão mais destaque à luminosidade em si, sendo ideal para a realização de atividades que demandem atenção. Já cores mais suaves, como o âmbar, deixam o cômodo mais aconchegante, ideal para relaxar. Assim, escolha o efeito que mais deseja para o local, com base nas atividades realizadas nele. 

Em relação à decoração, você pode escolher qual combina mais com o seu estilo. Por exemplo, ao explorar uma decoração mais minimalista, é provável que lustres mais simples ornem em uma melhor composição ao ambiente.

Qual a quantidade de lâmpadas que devo usar no meu lustre? 

Saber sobre a quantidade de lâmpadas depende muito da sua decoração ao redor do item, bem como do tamanho e estilo da peça, pois dependendo disso, você saberá se precisará de poucas ou muitas lâmpadas. 

Se o seu ambiente for pequeno ou a decoração ao redor não for minimalista, é essencial que pense em um lustre menor. Contudo, se a sua sala de estar ou jantar for grande, será necessário optar por uma iluminação que abrace o ambiente, tanto no sentido prático, como no visual. 

Assim você consegue proporcionar justamente a sensação de bem-estar aliada à beleza e elegância dessa peça de decoração. Essas questões parecem detalhes simples, mas garantimos que fazem toda a diferença no resultado.

Qual o tipo de lâmpada que se usa nos lustres? 

O tipo de lâmpada, bem como a sua quantidade, depende do tamanho do item escolhido, como também do que você busca atingir, em termos de estética, com a iluminação. Afinal, dependendo da lâmpada você conseguirá passar determinado tipo de visual para o ambiente. 

Por exemplo, lâmpadas incandescentes, por produzirem uma luz geralmente mais amarelada, dão ao ambiente um aspecto mais aberto, porém, mais quente. Já as lâmpadas fluorescentes produzem uma luz com aspecto mais branco, dando um ar mais frio ao espaço. 

Vale lembrar que muitas pessoas dão preferência pelas lâmpadas LED, devido ao seu baixo consumo de energia. Além dessa vantagem, as lâmpadas LED são muito versáteis, sendo fabricadas nas mais diversas cores e potências, o que te permite escolher aquela que melhor se adéque ao design de iluminação desejado para sua decoração.

É possível usar lustre na sala de estar e jantar ao mesmo tempo?

É possível, sim, usar lustres para sala de jantar e sala de estar, principalmente quando há um planejamento de iluminação que considera a decoração da casa toda. Contudo, para que isso aconteça de forma conjunta, é necessário ter em mente se o que deseja para cada ambiente. 

Com isso já traçado em mente, você já pode começar a planejar qual a peça que mais combina com os cômodos. Leve em consideração os tamanhos e espaço disponível, bem como o restante da sua decoração, além disso, observe bem a escolha de cor e intensidade de luz ideal para cada ambiente. 

Observando esses aspectos, sua decoração ficará harmônica, elegante e agradável, proporcionando a sensação de acolhimento e bem-estar que um lar precisa, mas sem perder o bom gosto e o requinte.