O que cachorro pode comer?
Todos que são donos de pet com certeza se preocupam muito com o que pode ser uma alimentação adequada para seus companheiros. Principalmente quando o assunto são animais de maior porte, que sabemos que pode haver uma exposição complicada a alguns tipos de alimentos.
Por exemplo, o chocolate, que é delicioso para nós humanos, mas que pode ser bastante tóxico para cães e gatos. E mesmo que frutas em geral sejam permitidas para os animais, algumas podem causar problemas sérios.
Então, a melhor maneira de realmente garantir a sua segurança e estabilidade é através da seleção cautelosa dos alimentos. Sendo assim, hoje vamos mostrar o que cachorro pode comer.
Será um conteúdo de apoio que você pode combinar com cursos online de adestramento. Desta forma você pode utilizar atrativos e petiscos com mais tranquilidade.
Vamos conferir?
O que cachorro pode comer?
Antes de responder a pergunta, o que cachorro pode comer é importante pensar que você terá que pensar que mesmo sendo um mamífero, o corpo dos caninos é bastante diferente do nosso.
Não só na aparência, mas também na questão da fisiologia. Temos semelhanças, mas ainda somos basicamente muito diferentes. Por isso, obedeça esta lista, mas consulte sempre com um veterinário para ter certeza de que está caminhando na direção correta.
Lembrando que você pode contar com boas rações. Sendo assim, o melhor é comprar um produto de qualidade e entregar estes alimentos como agrado e de forma complementar à nutrição do animal.
São todos excelentes para processos de adestramento, mas tudo na sua dose certa.
1 – Carne
Um dos principais elementos da alimentação dos cães na natureza são as carnes. Principalmente pelo fato de que eles são caçadores natos.
Mas isto não significa dar a carne de qualquer maneira para seu pet. Ainda que ele coma facilmente de qualquer maneira, isto não significa que será seguro nem saudável para ele.
As carnes sempre devem ser oferecidas cozidas, pois a carne crua pode acabar contendo microorganismos perigosos, ainda mais depois de entrar em contato com o chão.
Sem contar que a carne é facilmente perecível, e por isso pode chegar a ter problemas no tempo da digestão.
Outro erro comum ao se oferecer carne ao animal é entregar a mesma com temperos. Os cães não precisam de temperos para sentir sabor na carne, pois seus receptores são bem mais fortes do que os do homem.
Muitas vezes você vai acabar colocando algo que sobrecarregará o rim e o fígado do animal.
E por último é importante remover pedaços de pele, gordura e qualquer osso. Isto evita que haja problemas de colesterol, sobrepeso e até mesmo sufocamento.
2 – Arroz e outros grãos
O arroz é um dos grãos mais comuns na culinária mundial. E para os cães ele é muito bem aceito. Claro, você também não irá temperar o alimento, lembrando que pode ser importante misturar com carne ou alguma coisa para que ele não recuse.
O trigo, cevada e alguns outros grãos comuns também podem ser oferecidos, claro, sem tempero.
Outro ponto importante é nunca exagerar na dose, afinal de contas, alimentos deste tipo são ricos em carboidratos. Isto ao longo do tempo vai gerar uma dieta hipoglicêmica.
O que pode levar não só a obesidade, como também outros problemas endócrinos, como por exemplo a diabetes.
Então, sempre faça porções pequenas e dê com muita cautela.
3 – Frutas não ácidas
Muitos cursos online mostram que você pode utilizar frutas não ácidas como petisco. E é realmente verdade, cães amam frutas.
Alguns exemplos de opções muito interessantes são a melancia, melão, banana e por aí vai.
Claro, não é porque você não terá um efeito tóxico que isso significa que você pode comer qualquer quantidade livremente.
O ideal é que você controle a quantidade e dê a fruta sempre cortada em pedaços, evitando os caroços.
4 – Vegetais
Vegetais são verdadeiros aliados dos cães. Principalmente aqueles que não possuem uma grande concentração de carboidratos, como o brócolis, vagens e semelhantes.
As batatas também podem ser utilizadas, mas em uma quantidade segura. Desta forma você conseguirá evitar que ele engorde rápido.
Em geral este tipo de alimento deve ser dado com certa frequência em pouca quantidade para garantir uma variedade de micronutrientes para a alimentação de seu pet.
Alimentos para tomar cuidado
Alguns alimentos não são diretamente tóxicos, mas devem ser dados com muito cuidado. Os principais são:
Frutas ácidas
Frutas ácidas são uma delícia para nós, principalmente em dias quentes, por seu sabor refrescante.
Mas é importante ter em mente que você vai precisar dosar extremamente a quantidade quando oferecer a um cão. E para portes menores é recomendado não dar em nenhuma quantidade.
Isto acontece pelo fato de que os cães terão um problema sério com a digestão. Alguns pedaços podem aumentar a concentração de ácido em seu sistema digestivo de maneira considerável!
O que para nós seria uma pequena azia ou mesmo uma afta ou outra, para eles será um verdadeiro problema.
Farinhas e alimentos processados
É normal que muitos donos tentem dar alimentos processados, sejam de farinha ou qualquer outra composição.
Isto vai fazer com que você tenha adição de componentes complicados, e até mesmo tóxicos. Como por exemplo é o caso do sal, temperos e conservantes em embutidos.
Mas também é possível que você tenha uma concentração muito maior de carboidratos e outras substâncias que devem ser evitadas. Por exemplo, você pode estar entregando ao seu cão muito mais calorias com um pão branco do que deveria.
Considerações finais
Como você pode ver, a alimentação dos cães precisam de cuidados. Principalmente pelo fato de que eles possuem tratos digestivos muito delicados e diferentes dos nossos.
Se você realmente quiser ver seu amigo bem, tome cuidado com tudo o que oferece.
Entretanto, se você não quer ter tanto trabalho pesquisando o que cachorro pode comer, basta escolher uma ração de alta qualidade, recomendada por um veterinário.
Então por hoje é isso, esperamos que estas dicas tenham sido úteis. Qualquer outra dúvida é só entrar em contato através dos comentários, ok?
Até a nossa próxima dica!