O que causa o envelhecimento cutâneo?

A pele, nosso maior órgão, está sujeita a mudanças constantes, principalmente ao longo do tempo, o que causa o aparecimento de sinais de envelhecimento da pele que se manifesta com a perda progressiva de elasticidade e o aparecimento de rugas, uma vez que a camada externa da pele, a epiderme, se torna mais fina. Mas o que causa o envelhecimento cutâneo?

De fato, existem vários fatores que podemos classificar em dois tipos: um genético e outro devido a agentes externos.

Assim, ao longo desse artigo, saiba mais sobre o que causa o envelhecimento cutâneo.

Primeiros sinais de envelhecimento

Rugas de expressão

A partir dos 25 anos, pequenas linhas ou rugas rasas aparecem no canto externo do olho. Você provavelmente os conhece como “pés de galinha”. Rugas também são percebidas nas bochechas e na testa. Todos eles são o resultado de movimentos de expressão facial.

Perda de volume e densidade

O descascamento da pele e a perda de densidade de sua superfície são outros sinais de envelhecimento que aparecem com frequência.

Pele seca

Com o passar dos anos, a pele do rosto fica desidratada. Portanto, muitos tratamentos faciais buscam restaurar a hidratação do rosto.

Mas o que causa o envelhecimento cutâneo?

Há certas causas que, pouco a pouco, estão envelhecendo nossa pele. Conhecê-los e agir a tempo pode retardar os efeitos da passagem do tempo.

Fatores genéticos

Eles têm um peso importante. Algumas pesquisas afirmam que a genética contribui com pelo menos 60% para a idade percebida, ou seja, para a idade que outros pensam que temos.

Esses fatores genéticos são, por exemplo, tipo de pele e raça.

O sol

O sol é um dos fatores que mais envelhecem a pele, devido aos raios UVA, que matam o colágeno e a elastina. Além disso, o sol acelera a fabricação de melatonina, o que se traduz no aparecimento de manchas e rugas.

De fato, a vitamina D é essencial para a saúde. Ela mantém os nossos ossos fortes e livres de fraturas. Portanto, caso você tenha deficiência de vitamina D, vá até um Instituto Ortopédico especializado para receber o melhor tratamento possível e assim, evitar possíveis problemas.

Fumar

O tabaco mata o colágeno da pele. Além disso, a nicotina torna nossos vasos sanguíneos mais finos, o que impede que o sangue chegue. Isso leva a uma pele sem brilho e envelhecida.

Tensão e insônia

O estresse e a falta de sono afetam negativamente a pele e resultam em secura ou óleo e no aparecimento de manchas. É muito importante dormir pelas horas necessárias, para que nossa pele descanse.

Poluição e mudanças de temperatura

A poluição enche nossos poros de sujeira e impede que o oxigênio chegue às nossas células, o que se traduz em um envelhecimento da pele. 

Mudanças bruscas na temperatura também fazem com que nossa pele se mova abruptamente de um estado seco para a hidratação, o que afeta negativamente.

Uma dieta pobre em antioxidantes

Uma dieta pobre em vegetais, frutas, peixe (como salmão) e nozes contribui para o envelhecimento da nossa pele.

Cuidados insuficientes com a pele

Não usar cremes ou não usar os certos e não aplicar protetor solar são maus hábitos que estragam e envelhecem nossa pele.

Como parar o envelhecimento da pele?

Tenha uma dieta saudável e equilibrada

A pele, como qualquer outro órgão do nosso corpo, requer uma boa nutrição para desfrutar de boa saúde e evitar a oxidação causada pelos radicais livres do meio ambiente. 

Para fornecer compostos antioxidantes, vitaminas, minerais e outros nutrientes que participam de sua restauração, a dieta deve ser baseada em alimentos de alta qualidade, como frutas, vegetais, legumes, carnes magras, nozes e ácidos graxos ômega 3.

Uma dieta saudável e equilibrada que inclua esses alimentos, juntamente com propriedades igualmente benéficas, será de grande ajuda para manter a pele e o cabelo em excelentes condições de saúde.

Pelo contrário, o excesso de alimentos ricos em gordura e com um baixo suprimento de nutrientes, não dá nenhum benefício à nossa pele ou ao nosso corpo.

Durma bem

O descanso adequado é vital para manter a pele saudável. Durante as horas de sono, o corpo secreta várias substâncias que suportam a regeneração celular necessária para manter a pele jovem e em boas condições.

Para ter um descanso restaurador, é necessário dormir pelo menos 8 horas por dia e sem interrupção. 

Quando não descansamos o suficiente, existe o risco de causar um rápido progresso no processo de envelhecimento da pele e de desenvolver sinais desagradáveis, como olheiras e bolsas.

Contudo, é preciso dormir em uma posição recomendada para que não haja um desgaste na coluna. Caso contrário, problemas e dores podem ocorrer a longo prazo.

Hidrate a pele

Ter a pele hidratada é a chave para manter sua boa aparência. A água potável ajuda a eliminar toxinas e manter a pele saudável. A água ingerida mantém a pele hidratada e atua como hidratante, mas de dentro para fora.

A quantidade exata que os especialistas sugerem varia. Como regra geral, recomenda-se beber cerca de dois litros de água por dia, e ainda mais em locais com climas muito quentes, para compensar a transpiração.

Também podemos hidratar a pele comendo frutas e vegetais, especialmente aqueles que têm um alto teor de licopeno e betacaroteno, como tomates vermelhos, melancia ou cenouras. Este tipo de alimento ajuda a preparar nossa pele do sol.

Proteja a pele do sol

O sol é bom para a saúde e oferece muitos benefícios físicos e emocionais, como ativar a circulação, fortalecer os ossos, fortalecer o sistema imunológico, equilibrar o sistema nervoso, melhorar o humor, combater a depressão, etc.

No entanto, os raios UV do sol são a principal causa de fotoenvelhecimento ou envelhecimento prematuro da pele devido ao efeito dos raios ultravioleta solares. 

A luz ultravioleta também causa muitas de suas condições de pele, pois danifica as fibras de colágeno e causa a produção excessiva de fibras anormais de elastina. 

O mecanismo de defesa da pele tenta compensar esses efeitos com a formação de fibras chamadas “cicatrizes solares”, que geram rugas e depressões cutâneas.

É por isso que, quando expomos a pele ao sol, é essencial protegê-la com produtos de proteção solar, bem como usar chapéus, bonés, óculos de sol e roupas leves e respiráveis que nos permitam cobri-la nas áreas mais sensíveis.

Dessa forma, também evitaremos os danos causados pelo sol às camadas superficiais e profundas da pele, que nem sempre são notadas imediatamente, mas acabam se manifestando ao longo do tempo. 

Pratique exercícios regularmente

Além de ajudar a manter a forma, o exercício físico nos ajuda a regenerar a pele e mantê-la em perfeitas condições por mais tempo.

Quando praticamos esportes, o corpo elimina substâncias tóxicas que danificam a pele e influenciam o desenvolvimento inicial do envelhecimento. 

Além disso, é a melhor maneira de evitar a flacidez, outro fator que nos torna mais propensos ao aparecimento de rugas indesejadas.

Contudo, é preciso ter cuidado para praticar corretamente os exercícios. Por exemplo, se você sentir dor ao caminhar, algo está errado.

Dessa forma, ir até um especialista em pé pode ser uma boa opção para manter, além da pele, o corpo todo saudável.