Por que é importante investir em inovação?

Como diria a elfa Galadriel, personagem icônica das obras de J. R. R. Tolkien, o mundo mudou. Investir em inovação é parte do dia a dia das empresas e tem se tornado um foco cada vez maior e mais necessário.

Seja movida pelas mudanças culturais, por problemas internos ou mesmo pela busca idealista pelo que ainda não é conhecido, a inovação tem grande impacto na nossa evolução.

Entenda o que é, de fato, inovação, e como implementá-la de forma segura na sua empresa.

O que é inovação?

Inovação é o conceito de fazer o novo, fazer diferente. Pode ser uma mudança completa de algo ou a implantação de melhorias em algo que já existe, como exemplo quando queremos comprar um veículo, é possível fazer o laudo cautelar veicular online ao invés de deslocar o dono do carro até o órgão competente.

É comum pensarmos na inovação como algo futurista, avançado, cheio de novas tecnologias e que indica que novos tempos chegaram, mas não é bem assim. Bom, pode até ser, mas pequenas mudanças visando melhorar já cumprem o propósito.

O importante quando se fala de inovação é que cada alteração feita a um produto, serviço, processo ou marca deve servir para gerar mais valor à empresa e ao cliente.

Portanto, podemos resumir inovação a “alteração ou implementação de ideais que aumentem o valor agregado do produto/serviço/marca”.

O mercado da inovação

A ideia de inovar, por mais benéfica que seja, ainda soa assustadora para muitas empresas, seja por terem estratégias mais conservadoras ou simplesmente pelo medo de encarar um novo processo.

Cerca de 70% das empresas no Brasil compreendem a necessidade de inovar e caminham nesse sentido, mas apenas um terço desse grupo tem clareza dos processos e etapas a seguir, segundo um estudo da especialista em gestão Palas.

Novas tendências, ferramentas e métodos surgem diariamente, e pode ser complicado se manter atualizado com tanta coisa acontecendo. Por isso, saber pedir ajuda a profissionais preparados e capacitados é a saída.

Para a grande maioria dos empreendimentos, como uma loja de materiais elétricos acessível, é possível tirar um valor altíssimo em conhecimento e orientações que podem guiar a empresa no processo de inovação com o mínimo de riscos.

Inovar não é apenas para grandes corporações. Pequenos empresários e profissionais autônomos podem apostar na inovação como forma de se destacar da concorrência e garantir seu espaço para crescer cada vez mais.

Por que investir em inovação?

O mercado tem se tornado mais dinâmico com o passar dos anos. Empresas estão se moldando para acompanhar as novidades tecnológicas e se ajustar às demandas do público, que também mudou.

A chegada da internet, fortemente presente há mais de duas décadas, obrigou os negócios a se adaptarem à uma forma de comunicação mais rápida e abrangente. Quem não comprou essa briga não se sustentou por muito tempo.

As novas tecnologias também abrem espaço para produtos pioneiros, como o rastreador via satélite para moto. Estudar essas possibilidades é uma forma de explorar nichos ainda pouco conhecidos e, portanto, com baixa competição.

Outras vantagens de se investir em inovação são:

  • Melhorar a eficiência;
  • Atender as demandas do mercado;
  • Garantir a competitividade;
  • Aumentar o ROI;
  • Obter resultados mais rápidos;
  • Continuar atrativa para a mão de obra qualificada.

Buscar novas alternativas para o que é ofertado ao público é importante, mas não se deve esquecer de inovar em processos internos, repensar o modelo de trabalho considerando tendências como o unbossing e questões globais, como a sustentabilidade.

Tipos de inovação

Os processos de inovação são abrangentes e podem muitas vezes contemplar áreas completamente diferentes de uma empresa.

Uma boa gestão entende que nem todas as metodologias que se aplicam à uma área funcionam para outras, então como adotar a inovação em uma empresa que fabrica alto-falante médio grave?

Existem diferentes tipos de inovação que podem guiar essas mudanças. Entender a necessidade do seu negócio é indispensável para saber qual tipo adotar. Conheça três modalidades de inovação:

Disruptiva

A inovação disruptiva se refere à substituição de uma tecnologia por outra superior. É mais difícil se perceber esse tipo de inovação atualmente por já estarmos cercados por informação e vivendo em um ritmo muito acelerado.

Para os nascidos até a década de 1990, o mundo atual é um exemplo claro de inovação disruptiva. Os smartphones tomaram o lugar dos telefones de gancho e computadores e fazem o papel de diversas coisas, até pessoas.

Filmes como a franquia “De Volta Para o Futuro” mostram um paralelo bastante interessante entre o passado, o presente e o que o futuro pode trazer.

Incremental

Como já foi dito, a inovação pode ser simples, sem a necessidade de revolucionar todo um setor. É o caso da incremental.

Nessa modalidade, a busca é por melhorar sistemas, produtos e serviços para mantê-los atuais e relevantes. Adaptar o processo de renovação de AVCB para o atendimento online é um exemplo disso.

É sempre importante lembrar que as coisas acontecem em uma velocidade muito alta hoje em dia. Com a substituição de uma tendência por outra, os produtos se tornam obsoletos com muita facilidade.

A inovação incremental permite a uma empresa se manter relevante e lucrativa, mesmo em um período onde o que menos se tem é estabilidade.

Radical

O nome pode nos fazer pensar que a inovação radical é similar à disruptiva, mas não é (ainda). Toda inovação disruptiva foi radical antes de se tornar tão impactante a ponto de mudar a mecânica do mundo.

Esse modelo abraça o conceito de explorar o grande oceano azul, termo cunhado em Chan Kim e Reneé Mauborgne, professores do Instituto Europeu de Administração de Empresas (INSEAD) e diretores do Instituto de Estratégia de Oceano Azul do INSEAD.

Em resumo, se trata de estar atento às oportunidades, abraçar novos nichos e conquistar públicos completamente diferentes do que se tinha antes. Implica em se desvincular do velho e se transformar em algo diferente.

Um exemplo disso são as plataformas de streaming de vídeo e música, que focaram em atingir um público que queria consumir um conteúdo mais seleto e personalizado, sem precisar gastar muito dinheiro e tendo a portabilidade como ponto forte.

Processos internos também se beneficiam desse tipo de inovação. Implementar um relógio de ponto biométrico ao invés do modelo tradicional permite uma automatização de todo o setor de gestão de pessoas, com mais eficiência, rapidez e menos margem para erros.

Dicas para quem quer inovar

Adotar novas metodologias e ferramentas é importante, mas não pode ser feito de qualquer jeito. Inovações, principalmente as radicais, custam dinheiro e precisam ser bem planejadas desde a concepção da ideia. Confira algumas dicas para inovar na sua empresa.

Pesquise as novidades do mercado

Conhecer as novas tecnologias e estratégias é um grande passo para quem pensa em inovar. É claro, algumas inovações surgem de ideias completamente originais e grandes investimentos são feitos para viabilizá-las, mas nem sempre isso é necessário.

Para melhorar o serviço prestado, uma empresa de segurança pode adotar o uso de bastão de ronda, que faz a coleta automática de dados a respeito das rondas feitas pelos vigias.

Conhecer os avanços da indústria de animação, por exemplo, permite que um desenvolvedor de jogos adapte ferramentas de outro nicho para criar produtos inovadores no seu.

Estude a concorrência

Fazer uma boa análise mercadológica é fundamental para diversas coisas, em variados momentos da vida de uma empresa.

Compreender o que a concorrência tem lançado, quais estratégias adota, qual a aceitação do público e que ferramentas utiliza permite que as empresas tenham clareza das melhorias que precisam ser implementadas para vencer os adversários.

Ou, no caso do oceano azul, torná-los irrelevantes.

Faça um diagnóstico dos processos da sua empresa

Identificar falhas na empresa é o primeiro passo para se iniciar um processo de inovação. Pode ser um levantamento das vendas ou a abertura para ouvir opiniões e sugestões dos trabalhadores.

Através dessa análise será possível entender onde concentrar os esforços de implantação de novas ideias. Muitas vezes a inovação vem para corrigir um problema e acaba gerando resultados muito maiores do que o esperado.

Treine sua equipe

Novas tecnologias são incríveis e fazem muito por uma empresa, mas se não houver quem saiba operá-la, de nada adianta.

Uma empresa de empilhadeira precisa fornecer o treinamento adequado para garantir a segurança de seus funcionários e de terceiros, e a lógica se estende para outros setores, também.

Saber gerenciar uma empresa após a mudança de modelo de trabalho, por exemplo, é fundamental para que a mudança seja bem-sucedida.

Se manter atual e viável num mundo tão acelerado não é tarefa fácil, mas está longe de ser impossível. Estudo e organização são necessários agora mais do que nunca, e é sempre possível contar com a ajuda de profissionais especializados.

Com as dicas deste artigo você pode começar a planejar a sua próxima inovação e surpreender seus clientes e concorrentes da melhor maneira possível.