Prevenção do uso de drogas no âmbito escolar

O uso de drogas na adolescência se tornou uma atitude muito frequente entre jovens, onde trouxe inúmeros problemas sociais. De acordo com pesquisas em território brasileiro, pré-adolescentes de 10 à 12 anos e adolescentes de 13 à 15 anos já experimentaram substâncias lícitas e ilícitas. Essa faixa etária de vida é muito recorrente pois jovens são mais vulneráveis, buscam por novas descobertas e estão sempre curiosos para despertar novos sentimentos e emoções. As drogas são conhecidas por trazer uma sensação de relaxamento, euforia, alegria e bem-estar, porém, o momento pós uso é devastador.

A adolescência é o momento que o indivíduo busca por sua identidade, vive intensamente cada sentimento. O primeiro contato que a criança pode ter é em grupo familiar como o pai ou mãe, esse incentivo pode ser inconsciente mais que pode afetar as decisões do adolescente no momento do uso. O segundo contato é em escolas, o incentivo entre amigos é normal para que o indivíduo consuma determinado tipo de substância lícita ou ilícita.

 

Por que a escola é importante para prevenir no uso de drogas?

 

É de conhecimento de todos que a conscientização é muito importante para que o adolescente não consuma drogas. Mesmo que a escola seja um lugar importante para tratar tal assunto, é importante que o grupo familiar tenha um diálogo aberto e saudável com os filhos. A conscientização dos pais tem grande interferência, e o exemplo para os filhos irá contar no momento do uso. As drogas lícitas como cigarro e álcool são comercializados legalmente, e esse hábito é uma forma prática e rápida de consumir drogas. O excesso pode causar destruição e dependência, além dos problemas psíquicos e físicos que as substâncias podem causar.

A escola tem uma papel fundamental, os professoras poderão intervir por meio do ensino para retratar as causas e consequências. Drogas como álcool, cigarro, maconha, cocaína, crack e LSD são consumidas entre jovens frequentemente. Existem cinco tipos de usuários de drogas, veja abaixo:

Usuário que experimenta: Esse tipo de usuário nunca fez qualquer consumo de drogas, ele quer saber quais serão as experiências que ele terá se consumir. O usuário experimental pode continuar no uso futuramente, ou pode querer parar e nunca mais voltar a consumir.

Usuário que faz o uso em festas: O usuário eventual sempre procura usar as drogas em dadas comemorativas, aniversários ou encontros. Usa das drogas para ser mais comunicativo ou aproveitar a festa do jeito que todos os amigos praticam.

Usuário frequente: Esse usuário consome quase todos os dias, ele entra em um nível de consumo contínuo, geralmente o usuário frequente entra em um estado de negação quando as pessoas dizem que ele está se tornando uma pessoa viciada. O usuário frequente pode ser o início para se tornar crônico.

Usuário Crônico: O usuário crônico está bastante viciado, suas escolhas e ações são em torno das drogas. Perde casa, amigos, família e emprego por conta das substâncias químicas.

Usuário do narcotráfico: O usuário traficante consome e comercializa, sua renda é em decorrer das substancias químicas.

 

Por que é importância parar de consumir drogas?

 

O uso de drogas traz apenas problemas, e esse consumo pode ser substituído por outras atividades como a pratica de atividades físicas. O meio para escola combater o uso de drogas é conscientizando os jovens e estimulando adolescentes a praticarem esporte, pois no esporte todos aprenderam ter disciplina, concentração, respeito e foco. Com o consumo, problemas mentais e físicos começaram a surgir, veja:

  • Câncer
  • Problemas no fígado
  • Estômago
  • Depressão
  • Ansiedade
  • Esquizofrenia
  • Problemas pulmonares
  • Overdose
  • Morte

Por mais que o efeito durante o uso é de satisfação, alegria, euforia e bem-estar as drogas podem trazer apenas problemas a si e aos familiares. Atualmente existem clínicas de recuperação para tratar a dependência química e alcoólica, porém a melhor forma para evitar as drogas é a conscientização do indivíduo perante as descobertas do dia a dia. Se você procura algum lugar para tratar a dependência, o Grupo Aliança Pela Vida é uma instituição que tem como objetivo ajudar familiares a encontrar clínicas de recuperação. O excesso de drogas no cérebro pode causar a dependência, e apenas com ajuda de profissionais qualificados a recuperação poderá ocorrer. Entre em contato com o Grupo Aliança Pela Vida

Deixe um comentário