Síndrome de dente fissurado: Você sabe o que é?

A síndrome do dente fissurado pode ser um problema muito comum. Mas você quer saber como tratá-lo e o que de fato pode ser a causa? Acompanhe o conteúdo a seguir! 

 

O dente pode trincar e até mesmo quebrar por diversos fatores, seja comendo algo duro como nozes ou devido ao atingir ranger os dentes, mais conhecido como bruxismo. 

 

Outra causa que pode comprometer a estrutura do dente são os acidentes. Independente de qual seja o motivo que levou o paciente a ter a síndrome do dente fissurado, é de extrema importância que o dente seja reparado. 

 

A seguir, iremos discutir mais sobre o assunto. Boa leitura!

O que é um dente trincado e quais os seus tipos?

Um dente fraturado é diferente de um dente que foi trincado, mesmo com aparelho ortodôntico transparente. A fratura é caracterizada pela quebra do dente, que pode ser em pequenos ou grandes pedaços – podendo chegar até a raiz. 

 

Já no caso do dente trincado, uma rachadura pode surgir no dente e pode ter uma pequena profundidade ou até ser mais grave, quando atinge o dente por inteiro. 

 

Neste sentido, os danos nos dentes podem ser de diversos tipos. Veja os mais comuns:

 

  • Fissuras: são superficiais e nem sempre precisa de tratamento;
  • Ponta trincada: acontece quando um lado é mais saliente;
  • Dente trincado: pode atingir da ponta até a raiz; 
  • Fenda: surgem quando o dente trincado não recebe tratamento. 

 

Como dito anteriormente as principais causas para que o dente tenha problemas em sua estrutura estão:

 

  • Traumas na prótese fixa dentária;
  • Bruxismo;
  • Roer as unhas;
  • Morder objetos duros;
  • Usar os dentes para abrir potes.

Além disso, é importante pontuar que nem sempre o dente apresenta sintomas e por isso, o problema pode ficar despercebido. 

No entanto, sintomas como sensibilidade, dor aguda e constante na hora da mastigação podem surgir devido a essas lesões.

Quais problemas as trincas podem causar?

Os dentes são formados por três camadas, sendo elas o esmalte, a dentina e a polpa. A função do esmalte é dar proteção para as camadas internas que são mais sensíveis. 

 

No entanto, quando o dente está trincado, o esmalte é a primeira estrutura danificada e isso deixa as duas outras camadas expostas. 

 

Por isso, quando um dente é comprometido ele fica mais suscetível a desenvolver mais problemas como:

  1. Cáries 

Os dentes com trincas podem favorecer o acúmulo de resíduos de alimentos e nesse processo, as bactérias formam pontos de cáries que podem ser superficiais, mas nada impede que elas se tornem profundas rapidamente. 

  1. Pulpite 

A pulpite é uma inflamação que atinge a polpa do dente e uma das principais causas é a infiltração de alimentos e de bebidas. 

 

Os restos de alimentos atingem a polpa dentária e permitem que as bactérias se proliferam ali, podendo causar dor e até mesmo a “morte do dente”, mesmo que o paciente esteja pesquisando por quanto custa restauração de dente

  1. Sensibilidade 

Quando um dente sofre uma trinca, as suas camadas internas ficam expostas e isso pode fazer com que o paciente sinta sensibilidade no dente exposto. 

Existe tratamento para dente trincado?

A resposta é sim! O dente que está comprometido deve ser tratado a fim de evitar mais problemas bucais. Conheça algumas opções de tratamento:

  1. Restauração

Geralmente a restauração de porcelana é realizada para tratar o dente com o trinco e impedir que haja infiltrações nas camadas internas do dente. O dentista restaura o dente levando em consideração a tonalidade do dente. 

O objetivo deste tratamento é fechar o espaço que a fissura no dente deixou aberta. A técnica também pode ser conhecida como adesivo dental. 

  1. Facetas 

As facetas nos dentes são confeccionadas individualmente para cada pessoa. O dentista cola a faceta ou lente sob o dente que está trincado e isso torna uma capa de proteção. 

 

A faceta impede que o esmalte deixe o dente mais comprometido e tenha problemas ainda maiores. Além disso, as lentes de contato deixam a aparência do dente mais bonita e harmônica. 

  1. Coroa 

A colocação da coroa dentária também é um tipo de restauração, mas ao invés de consertar um pequeno pedaço do dente, a coroa é a substituição feita através de uma prótese. O dentista, neste caso, coloca a prótese sobre o dente que está trincado. 

 

Como você pode ver, ao longo deste conteúdo, o dente trincado pode ser sim tratado assim que diagnosticado por um especialista. Para evitar problemas bucais, consulte seu dentista a cada seis meses, evite muita cafeína, alimentos muito duros, álcool e tudo aquilo que prejudica a sua saúde e pode enfraquecer os seus dentes e sua imunidade!

 

 

Deixe um comentário