10 dicas para aumentar a segurança da casa

Você sabia que a maioria dos acidentes domésticos ocorrem na cozinha ou na sala de estar? Por isso veja neste artigo nossas 10 dicas para aumentar a segurança da casa!

Crianças com menos de 5 anos e idosos com mais de 65 anos correm maior risco de acidentes. Às vezes nem percebemos que as flores ou a tinta que usamos para pintar as paredes podem representar uma ameaça real para eles.

Portanto, vale a pena dar uma olhada em sua própria casa ou apartamento, localizando possíveis fontes de perigo e adotando alguns cuidados que permitam minimizá-los.

Mais de 70% os pacientes que foram internados por acidente em casa são pessoas com lesões por queda, em sua maioria idosos – acima de 64 anos. Por sua vez, de acordo com os dados do Children’s Memorial Health Institute, as crianças sofrem na maioria das vezes cortes e escoriações (25%), queimaduras (18%), quedas de altura (14%), intoxicações por drogas ou produtos químicos, além de vários tipos de asfixia. Poderíamos evitar a maioria dos acidentes se tivéssemos maior consciência e conhecimento dos chamados saúde e segurança em casa.

Vale a pena considerar se cuidamos suficientemente da nossa segurança e de nossos entes queridos no apartamento. 

A base da saúde e segurança do lar é um kit de primeiros socorros adequado, conhecimento do plano de construção e saídas de emergência, contato imediato de algum chaveiro, como o SF Chaveiro, por exemplo, mas principalmente a conscientização dos membros da família em termos dos princípios básicos de primeiros socorros e números de telefone para os serviços de emergência relevantes . 

Você pode aumentar o nível de segurança a um custo relativamente baixo equipando sua casa com extintores de incêndio, detectores de fumaça e portas bem fechadas.

As estatísticas mostram que a fonte dos acidentes nas quatro paredes costuma ser a desatenção. Às vezes, pequenos elementos, como tomadas devidamente desprotegidas, cabos elétricos, piso selecionado incorretamente (muito escorregadio), ou até mesmo bordas de móveis podem afetar nossa segurança. Vale a pena dar uma olhada mais de perto e anotar um conjunto de regras básicas de segurança no apartamento e pendurá-lo em local visível para todos os membros da família.

 

Regras básicas da “Casa segura”

 

1) Princípio dos 5 testes. Antes de sair de casa, verificamos sempre se desligamos: o fogão, o forno, o ferro de passar, as torneiras, os fogões elétricos ou a gás.

 

2) Cuidado com a água. Nunca usamos aparelhos elétricos no banheiro enquanto alguém está usando a banheira. Nunca toque em plugues e tomadas elétricas com as mãos molhadas. As tomadas elétricas raramente usadas devem ser conectadas imediatamente.

 

3) Esconda tudo afiado. Mantemos ferramentas afiadas, utensílios de cozinha e eletrodomésticos fora do alcance das crianças e usamos medidas de segurança adicionais para as gavetas com facas e talheres.

 

4) Mantenha substâncias químicas e inflamáveis ​​em embalagens fechadas o mais longe possível das crianças. Não os transferimos para outras embalagens (por exemplo, frascos), não os guardamos em armários inferiores.

 

5) Nunca bebemos bebidas diretamente da garrafa. Apenas beba do copo e você saberá o que está bebendo. Acontece que, guardando detergentes em potes, expomos as crianças ao envenenamento.

 

6) Longe da água fervente. Sempre colocamos chaleiras ou panelas com líquidos ferventes nos bicos de trás do fogão, para que não sejam derrubados acidentalmente. Não seguramos uma xícara de líquidos quentes com crianças no colo.

 

7) Nunca deixamos as crianças sozinhas na banheira com água e sempre usamos tapetes antiderrapantes. Uma criança pequena pode se afogar mesmo em 10 cm de profundidade.

 

8) Limpamos as passagens. Não deixamos armários abertos, brinquedos espalhados ou chão molhado, principalmente à noite, quando nosso campo de visão é limitado.

 

9) Vamos aprender a dar primeiros socorros. A ajuda imediata pode aumentar a chance de sobrevivência até 2-3 vezes.

 

10) Pedimos ajuda. Em caso de qualquer ameaça à vida, à saúde ou à propriedade, ligamos para o número de emergência, informando seu nome, sobrenome, tipo e local do evento. Vale a pena colocar um bilhete com um número de telefone, por exemplo, na geladeira. Sob estresse, podemos ter problemas para lembrar até mesmo os números óbvios.

Deixe um comentário