7 dicas para você se sentir menos estressado

Seja por pressão ou excesso de trabalho, ou até por não conseguir um trabalho, pela correria do dia a dia, pela pandemia, que parece nunca ter fim… motivos não faltam para o estresse chegar e se instalar. E, claro, ninguém quer isso. Por isso veja nossas 7 dicas para você se sentir menos estressado.

Para garantir a nossa saúde mental, torna-se necessário aprender a gerenciar e reduzir o stress. E para lhe ajudar nisso, preparamos uma lista com 7 dicas simples que podem ajudar você a se sentir menos estressado e ter uma vida mais saudável.

1. Fuja de cafeína, álcool e nicotina

Se não puder evitar, ao menos, procure reduzir o consumo de nicotina e qualquer bebida  que contenha cafeína e álcool. Enquanto a cafeína e a nicotina são estimulantes e, aumentando, portanto, o nível de stress, o álcool é um depressor se tomado em grandes quantidades, e um estimulante se tomado em quantidades menores.

A dica, portanto é substituir bebidas a base de cafeína ou álcool por água, chás de ervas ou sucos de frutas naturais. No mais, procure apostar em uma dieta saudável, equilibrada e nutritiva.

2. Pratique Atividade Física

Situações estressantes aumentam o nível de hormônios do stress, como adrenalina e cortisol em seu corpo, que pode ser remediado pela prática de exercícios físicos, ajudando a restaurar o corpo e a mente para um estado mais calmo e relaxado.

A dica, portanto, para combater o estresse, é procurar fazer uma rápida caminhada ao ar livre. E procure incorporar alguma atividade física em seu dia a dia que, além de ajudar a relaxar e melhorara qualidade de seu sono, ainda lhe ajudará a entrar em forma.

3. Durma mais

Noite mal dormida resulta em estresse, na certa. E podemos dizer que isso vira uma bola de neve, já que o estresse pode prejudicar nosso sono, com pensamentos girando sem parar em nossas cabeças, impedindo-nos de relaxar o suficiente para adormecer e uma coisa acaba puxando a outra.

Por isso, procure preparar seu quarto para uma noite tranquila de sono. Esqueça cafeína antes de dormir, ou álcool excessivo, já que isso tudo pode agitar seu sono. Esqueça trabalho e problemas do dia a dia, só procure relaxar. Tome um banho morno antes de deitar, leia um livro calmo, o importante é tirar o foco de sua rotina.

No mais, procure criar uma rotina, indo dormir sempre no mesmo horário, para acostumar e programar sua mente e seu corpo, criando um hábiro.

4. Use técnicas de relaxamento

Procure utilizar algumas técnicas para lhe ajudar a relaxar, existem muitas e alguma deve servir melhor para você.

Fumantes, por exemplo, estão optando por comprar vape eletrônico, visto que, comprovadamente, substitui o uso do cigarro como fuga do estresse, sendo assim, uma ótima opção para quem quer fugir dos malefícios da nicotina mas não consegue viver sem o cigarro.

Já, quem prefere apelar para a técnica de relaxamento mais popular, a meditação, saiba que ela pode ser feita em qualquer lugar, mesmo em sua mesa de trabalho, na cama, ou no carro. A mais simples é a que só precisa se concentrar em uma palavra ou frase que tenha um significado positivo para você.

Por exemplo, pense na palavra paz, “calma” ou “amor”, e a técnica funciona ainda melhor em forma de um mantra, como, por exemplo:  “Eu estou me sentindo mais calma” ou “Estou cada vez mais serena”. E, então, é só se concentrar na palavra, ou mantra escolhido, e se perder o foco, é só retornar à palavra ou mantra escolhido.

E sempre que se sentir tenso e tiver um tempinho, até no banheiro, se for preciso, repita silenciosamente sua palavra ou frase.

Lembrando que relaxamento é uma habilidade que precisa ser exercitada.

5. Tenha um diário do estresse

Anotar tudo aquilo que lhe tira do sério, acredite, pode ser uma boa forma de superar o estresse, pelo menos, ajudar a entender o que o desencadeia, permitindo que evite situações estressantes e desenvolva melhores mecanismos de enfrentamento.

6. Gerencie seu tempo e reduza o stress

Que atire a primeira pedra quem não se sente, de alguma forma, sobrecarregado, com toda a agitação da vida moderna. Muitas vezes até as redes sociais podem gerar muito estresse. Um comentário mal interpretado, por exemplo, enfim, e ter que gerenciar muita coisa ao mesmo tempo pode acabar gerando um nível de estresse insustentável.

Por isso, procure não se cobrar tanto, aceite que você não pode fazer tudo de uma vez e comece a priorizar suas tarefas. Comece fazendo uma lista com prioridades, dessa forma, ficará mais fácil administrá-las.

Registre aquelas que precisam ser feitas imediatamente, e as que podem ser deixadas para quando o tempo permitir.

10. Descanse quando estiver cansado

Por fim, mas nem por isso menos importante, é respeitar seus limites. Quando se sentir cansado, fisicamente ou emocionalmente, pare. As vezes, uma parada curta já será suficiente para se recuperar e fugir do estresse.

 

 

Deixe um comentário