Como os sapatos de salto alto afetam a saúde da sua coluna?
Os primeiros sapatos de salto alto foram usados no século 15 em Veneza. Alguns dizem que foram usados por mulheres aristocráticas como símbolo de status, enquanto outros dizem que mantinham os pés secos em áreas alagadas.
Segundo a Forbes, no século 16, os saltos pegaram na França depois que Catarina de Médici usou um par para um casamento com Henrique II em 1533. E não eram apenas as mulheres que os usavam. Luís XIV os usava para compensar sua altura modesta.
No início, apenas as mulheres da classe alta usavam sapatos femininos de salto alto, mas até a era vitoriana, mulheres de todas as classes usavam sapatos de salto alto para manter seus vestidos no chão. Hoje em dia, a maioria das mulheres que usam salto alto não usam vestidos longos.
Além disso, a comunidade médica agora tem uma melhor compreensão dos riscos à saúde, incluindo os efeitos biomecânicos muitas vezes irreversíveis do calçado de salto alto.
Estudos têm mostrado repetidamente que as mulheres com salto alto são percebidas como mais atraentes do que as mulheres que usam sapatos baixos masculinos e femininos. Os saltos altos dão às mulheres uma aparência mais feminina. O salto alto torna os passos femininos mais curtos e aumenta a rotação e inclinação do quadril feminino.
Como os sapatos de salto alto afetam a saúde a longo prazo da sua coluna?
Os saltos altos são famosos por seu desconforto e efeitos na saúde da coluna, mas isso não impede as mulheres de usá-los. Para muitas mulheres, usar um par de salto alto é o sapato perfeito para completar um look.
Algumas mulheres usam salto alto diariamente. Alguns estudos mostraram que o salto alto pode afetar a saúde da coluna a longo prazo, além de outras partes do corpo, como quadris e joelhos.
Pesquisas mostram que saltos altos alteram o alinhamento natural da coluna. Usar um par de sapatos de salto alto traz futuras dores nas costas. O corpo tentará compensar o desequilíbrio causado pelo calcanhar flexionando ou dobrando a coluna e os quadris.
Para manter o equilíbrio corporal, os músculos da panturrilha, costas e quadril ficam tensos. A tensão muscular pode causar fadiga e esforço. Usar saltos fechados diariamente pode levar a problemas de alinhamento que afetam os ligamentos das costas, articulações e discos vertebrais.
Os efeitos a longo prazo dos saltos altos incluem mudanças na anatomia humana. Usar salto alto pode fazer com que os tendões engrossem e encurtem os músculos da panturrilha. Um estudo descobriu que usar salto alto por longos períodos de tempo pode fazer com que sua coluna se torne hiperlordótica.
Uma coluna hiperlordótica é aquela que tem muita curvatura nas áreas lombares ou cervicais da coluna. Isso pode ser doloroso devido à tensão que é colocada na parte inferior das costas e nas pernas.
Além disso, a espondilolistese (uma condição na qual um osso das costas desliza para frente sobre o osso por baixo) pode se desenvolver com o uso frequente de saltos altos.