Como a saúde bucal pode te ajudar na dieta?
Manter o peso em um nível saudável (e, claro, compatível com cada corpo e organismo) vai muito além das razões estéticas. No entanto, poucas pessoas sabem que pode haver uma relação direta entre saúde bucal e perda de gordura. Mas então como a saúde bucal pode te ajudar na dieta?
Para poder reduzir o número na balança e alcançar uma maior qualidade de vida, é preciso estar muito atento à relação entre dentes saudáveis e perda de peso.
Continue lendo para saber sobre a importância de manter uma boca saudável para assim, ter um bom emagrecimento!
Qual a importância de uma alimentação saudável para os dentes?
Para que um indivíduo tenha dentes fortes e gengivas saudáveis, ele deve ter uma dieta equilibrada.
Uma alimentação saudável fornece às gengivas e ao tecido dentário os nutrientes e minerais necessários para se manterem fortes e combater as infecções que podem levar à gengivite.
Além disso, alimentos fibrosos, como vegetais e frutas, ajudam a limpar os dentes e o tecido gengival.
Por outro lado, os alimentos macios e pegajosos tendem a ficar presos entre os dentes, criando mais placa — principalmente em pacientes que usam aparelho de dente transparente, pois existe uma tendência maior do acúmulo dos resquícios de alimento.
Cerca de um em cada cinco brasileiros é obeso, segundo dados do Ministério da Saúde. Esses números não param de crescer e estão assustando profissionais de saúde mundialmente. Uma vez diagnosticadas, as pessoas podem apresentar as seguintes doenças:
- Pressão alta;
- Aumento do colesterol ruim;
- Doenças na articulação;
- Problemas cardíacos;
- Doenças respiratórias.
Como vimos, o excesso de peso afeta todas as partes do corpo. Portanto, quem busca uma vida saudável e mais equilibrada deve buscar a perda de peso saudável.
Como a saúde bucal afeta a perda de peso?
O processo de reeducação alimentar (essencial para o emagrecimento saudável), é o primeiro fator que analisaremos.
A relação aqui está na ingestão de alimentos menos processados e açucarados, que, além do aumento da placa bacteriana, contribuem diretamente para o aparecimento de cáries e periodontite.
Quando se opta por uma dieta com alimentos integrais e menos açúcar, fornecemos os nutrientes necessários para manter nossos dentes sempre saudáveis, evitando substâncias associadas à cárie dentária de acordo com dentista especialista em periodontia.
Nesse momento, a relação entre saúde bucal e perda de peso se torna ainda mais forte, pois a mastigação adequada é fundamental para garantir uma boa nutrição.
Afinal, muitas enzimas são liberadas durante a mastigação que desempenham um papel na digestão e posterior utilização de nutrientes.
Outro ponto-chave no processo de mastigação é a saciedade, pois mastigando corretamente envia sinais ao cérebro de que está cheios. Isso evita excessos e ajuda a reduzir sua ingestão diária de calorias.
A mastigação pode ser um pouco difícil quando não temos todos os dentes, temos dor em algum lugar da boca ou temos dentes desalinhados. Isso torna as refeições menos produtivas e afeta negativamente a perda de peso saudável.
Por isso, caso você se enquadre nesse cenário, procure por uma clínica de implantes e faça uma avaliação para a colocação de próteses dentárias.
Como a dieta afeta os dentes?
Agora que sabemos como a saúde bucal afeta o processo de perda de peso, que tal conhecermos a direção oposta? Afinal, o excesso de peso (ou a forma como emagrecemos) também pode causar problemas na área bucal.
Um excelente exemplo é a bactéria Selenomonas noxia, encontrada em quantidades muito maiores na boca de pacientes com excesso de peso.
Isso leva diretamente a problemas como erosão dentária e gengivite, que se repetem repetidamente e precisam de um acompanhamento recorrente em um consultório dentário.
Além disso, podemos citar também a anorexia e a bulimia, que estão infelizmente relacionadas à pressão da nossa sociedade por um “corpo perfeito”. Essas doenças podem impactar negativamente na saúde bucal.
Uma das razões para isso, além da falta de nutrientes na dieta, é a presença persistente de ácido estomacal na boca devido a episódios de vômitos, o que acaba levando a alterações no pH oral.
Portanto, doenças relacionadas à perda de peso compulsiva e descuidada também estão relacionadas à saúde bucal.
Visite um dentista periodicamente
Além de esclarecer dúvidas sobre a viabilidade de um tratamento odontológico ou de emergência, consultas regulares em uma clínica dentária são essenciais para evitar doenças como a periodontite, cárie e, até mesmo, no acúmulo de placa bacteriana.
O ideal, na ausência de casos urgentes, é que haja ao menos duas visitas anuais para exame e, se preciso, o processo de limpeza dental e aplicação de flúor. Dessa maneira, será possível ter uma boa mastigação, a ingestão e aproveitamento de nutrientes.