Como organizar as refeições e não perder tempo na cozinha?

Na agitação do dia a dia, a preparação das refeições fica em segundo plano. Como resultado, a nutrição muitas vezes torna-se irregular, baseada em pratos de baixa qualidade que parecem ser a solução mais conveniente. Mas como organizar as refeições e não perder tempo na cozinha?

 

Muitas pessoas pensam que não têm tempo para planejar sua dieta. Ao implementar mudanças, porém, eles descobrem que na verdade é mais fácil e definitivamente melhora seu bem-estar quando sabemos o que comemos e o que temos no prato. No artigo, você aprenderá por onde começar e como planejar melhor as suas refeições.

 

Aprenda a economizar tempo na cozinha

 

Na dieta, vale a pena se esforçar para preparar o maior número possível de pratos em casa. A auto preparação das refeições pode contribuir para uma melhor qualidade da alimentação. 

 

No entanto, a organização adequada das refeições parece ser demorada. Comece pensando em quanto tempo você pode passar cozinhando por dia. Este é um passo muito importante. Também deve considerar suas habilidades na cozinha e os equipamentos que tem à disposição.

Mas, mesmo que você não tenha um fogão 5 bocas, é possível cozinhar com agilidade.

 

 A prática leva à perfeição, quanto mais pratos você começar a preparar, mais melhorará suas habilidades e, assim, aprenderá a preparar e planejar refeições com eficiência. Vale a pena implementar regras que facilitem a economia de tempo na cozinha.

 

1.Prepare porções maiores de comida para usar mais tarde. 

 

Uma dieta fácil de preparar e cozinhar por alguns dias é uma vantagem para nós não apenas pelo maior tempo livre. É também uma solução mais económica. Você pode comer uma determinada refeição por dois dias seguidos ou congelar parte dela. 

 

Cozinhar um ou dois litros de sopa levará quase o mesmo tempo. Por outro lado, reaquecer a sopa no dia seguinte, em vez de cozinhá-la do zero, economizará significativamente. Por isso, pratos mais demorados, como sopas, molhos ou ensopados, devem ser preparados em maiores quantidades quando houver tempo. Guarde-os na geladeira, congele ou refrigere-os nos próximos dias. Use o congelamento para armazenar molhos de carne e vegetais ou legumes cozidos (por exemplo, feijão, ervilha, grão-de-bico, lentilha).

 

  1. Para acelerar o cozimento, sempre use tampas de panelas.

 

Também vale a pena usar uma chaleira elétrica, na qual a água ferve mais rápido, e depois usar água fervente para o processamento tecnológico de produtos como: vegetais e massas.

 

  1. Pratos com vários ingredientes são uma boa solução

 

Quanto menos ingredientes houver no prato, mais fácil será prepará-lo. Tente compô-los de acordo com o esquema do Prato Alimentação Saudável: vegetais/frutas + cereais integrais + produtos proteicos + gordura vegetal adicionada + ervas e especiarias favoritas. 

 

Uma boa solução são os pratos de uma panela, que você pode preparar em uma panela grande com fundo grosso ou em uma frigideira funda. Um prato significa menos limpeza após uma refeição.

 

  1. Planeje refeições para a semana toda.

 

Você pode cozinhar refeições planejadas para o trabalho durante toda a semana ao mesmo tempo, por exemplo, colocando uma porção maior de filé de peixe no forno, parte da qual você usará para o jantar, e adicionar o restante a uma massa caseira ou salada . Isso permitirá que você acumule o tempo necessário para passar na cozinha.

 

  1. Certifique-se de ter o equipamento de cozinha certo. 

 

Use facas e descascadores de boa qualidade. Também vale a pena ter um liquidificador e um picador à mão para picar rapidamente, por exemplo, cebolas.

 

Os dados disponíveis sugerem que o planejamento alimentar pode desempenhar um papel na prevenção do sobrepeso e da obesidade. Vale a pena organizar as refeições para que sejam o mais regulares e uniformemente distribuídas ao longo do dia. 

 

Crie o seu plano alimentar individual com pelo menos 3 pratos principais. Comece avaliando quanto tempo por dia você pode gastar preparando comida. Verifique seus armários e geladeira, anote os produtos que pode usar. 

 

A Internet pode ser uma grande ajuda e inspiração para fazer pratos simples e saudáveis. É uma boa ideia incluir pratos à base de produtos que você já tem em sua cozinha para evitar que sejam desperdiçados.

 

O próximo passo é criar uma lista de compras. Considere quais produtos você precisa comprar 2-3 vezes por semana (por exemplo, pão, frutas/vegetais frescos, laticínios), e que pode comprar uma vez por semana (ex: massas, cereais naturais, leguminosas). 

 

Com um plano de refeições e os produtos certos em casa, você sempre saberá o que preparar e economizará tempo fazendo compras e procurando ideias. Planejar as refeições e utilizar todos os produtos que compra também é uma forma de não desperdiçar comida. 

 

Depois de algumas semanas com esse plano, a organização se torna muito melhor e mais fácil do que comer refeições sem noção, sem prestar atenção na qualidade dos produtos. 

 

E se você não tiver uma refeição pronta?

 

Passe na loja e saboreie valiosos lanches prontos que não requerem preparo adicional:

 

  • Legumes: cenoura, pimentão, tomate cereja, rabanete, pepino, aipo.
  • Frutas: frescas, congeladas, secas.
  • Nozes e sementes: nozes, avelãs, amêndoas, girassol, abóbora.
  • Laticínios em embalagens pequenas: kefir, leitelho, iogurte, queijo natural granulado.
  • Barras cruas à base de frutos secos.

 

Exemplo 2 café da manhã rápido com produtos prontos disponíveis na loja: um pacote de tomate cereja + queijo granulado natural + pãozinho + um punhado de uma mistura de nozes, sementes e sementes.

 

Uma vasta gama de produtos alimentares oferece refeições prontas e produtos que podem ser uma solução útil quando não temos uma refeição planejada. Vale a pena usar: pratos congelados de uma panela (por exemplo, com massas e legumes), misturas de legumes congelados (por exemplo, para a panela, para sopas), sachês de legumes secos (com arroz), legumes em potes e latas (por exemplo, tomates em conservas de grão-de-bico num frasco) ou pratos prontos a aquecer. 

 

Preste sempre atenção à sua composição. Compare-os e escolha aqueles com menos gordura, sal e açúcar. Ao preparar produtos prontos, evite fritar com muita gordura. A melhor escolha será aquecer no microondas, assar ou cozinhar.