Desmineralização dental: o que é e como tratar

Você já ouviu falar em desmineralização dental? Esse nada mais é do que um processo natural que acontece na boca, onde os minerais presentes na arcada dentária acabam se desprendendo dos dentes. 

 

Entretanto, quando o paciente tem uma boa saúde bucal, além da desmineralização, também acontece a remineralização.

 

Porém, essa ordem natural dentária pode acabar comprometida, uma vez que alguns hábitos maléficos para a boca podem prejudicar o processo fazendo com que os minerais que deixam a boca não retornem. 

 

Assim, isso cria uma série de problemas não só para a saúde, como também coloca em risco a estética do sorriso. 

 

Confira tudo o que você precisa saber a respeito da desmineralização e entenda quando esse processo não está seguindo de forma natural. 

 

Assim como veja todos os hábitos que podem colocar essa situação em risco, para que possa procurar um  tratamento ou até mesmo um clareamento dental para melhorar seu sorriso. 

dentista

O que é desmineralização dental?

Para quem não sabe o que é desmineralização, assim como já mencionado anteriormente, esse é um processo natural da boca. 

 

Entretanto, é importante ficar atento e conhecer esse processo, pois maus hábitos podem interferir na desmineralização, causando problemas bucais para o paciente, além de danos estéticos para o sorriso. 

 

Em suma, a desmineralização nada mais é do que um processo químico natural. Nessa ocasião, os minerais presentes na arcada dentária acabam se desprendendo dos dentes. 

 

Então, depois disso, a remineralização acontece na mesma medida da desmineralização, o que causa um equilíbrio, mesmo que pessoas que utilizam aparelho ortodôntico invisível.

 

A complicação é que as rotinas podem piorar essa etapa. Com isso, sua boca entra em um desequilíbrio e alguns costumes agravam esse processo. 

 

Para que esse processo aconteça de maneira adequada, é muito importante que a higiene bucal do paciente esteja em dia. Em suma, é importante ficar atento aos seguintes pontos.

 

  • Escovas duras;
  • Escovação muito forte/dura;
  • Ficar sem escovar os dentes 3 vezes ao dia; 
  • Alimentação, já que o consumo de ácidos leva a desmineralização.

 

Desse modo, caso queira entender mais sobre os sintomas da desmineralização dental, basta continuar a leitura. 

Quais os sinais da desmineralização dental?

Assim como qualquer doença, seja ela bucal causada por um clareamento dental a laser, ou qualquer doença no corpo, o principal mecanismo que o corpo encontra para nos avisar que alguma coisa não está certa são justamente os sintomas.

 

Eles podem ser sutis ou bem evidentes, por isso é sempre importante prestar atenção no nosso corpo. 

 

Além disso, também é de extrema importância que o paciente busque o profissional dentista no instante em que perceba esses sintomas. 

 

Portanto, confira a seguir alguns desses sinais que costumam aparecer:

 

  • Manchas brancas no dente;
  • Sensibilidade nos dentes;
  • Dores ou incômodos;
  • Desgaste nos dentes.

Esses são alguns dos sintomas nos quais é preciso se atentar para procurar um tratamento para a desmineralização dental. 

Quais as complicações na saúde bucal trazem a desmineralização dental?

Agora que já foi possível compreender o que é a desmineralização, chegou a hora de entender qual o perigo que está relacionado a quando esse processo não acontece da forma que deveria. 

 

Portanto, confira alguns problemas que você pode enfrentar com a desmineralização.

  1. Manchas brancas

As manchas brancas podem ser uns dos primeiros sinais de que você verá a desmineralização. Elas podem indicar, também, o começo das cáries. Pessoas que possuem lente nos dentes devem ficar ainda mais atentas. 

  1. Cáries

As cáries aproveitam que o esmalte do dente acaba enfraquecido com a desmineralização para atuarem e se instalarem.

  1. Perda parcial ou total do dente

Dentes enfraquecidos trincam, quebram ou caem. Então, com a falta desses minerais, ele não se mantém. 

  1. Infecções

Os dentes enfraquecidos podem ter diversos problemas com infecções, já que não há proteção contra bactérias e vírus.

  1. Dentes sensíveis

Consumir alimentos gelados, quentes ou doces pode deixar o processo dolorido. Inclusive, é um sintoma de que a estrutura do dente está comprometida. 

 

Para esse problema é possível fazer um clareamento. Para saber mais, basta pesquisar por: clareamento dental preço

Como tratar a desmineralização dental?

Caso o processo de desmineralização e remineralização dos dentes não esteja acontecendo da forma devida, é preciso que o paciente busque por um profissional dentista. 

 

Isso porque, os odontologistas têm materiais para acelerar o processo, mas o primeiro passo é cortar a raiz do problema. Melhorar a escovação e controlar a alimentação são os dois pontos principais.