Dia Internacional da Mulher: saiba quando essa data surgiu

Em datas especiais e comemorativas, muitas são as ações tomadas para engajar colaboradores e impactar o público interno e externo. Mais do que criar estratégias para esses momentos, é importante entender seus significados para planejar ainda mais como melhorar gestão de pessoas.

O dia 8 de Março, dia internacional da Mulher, por exemplo, é uma data comemorativa muito utilizada pelas empresas, mas diferente de muitas outras que são apenas comerciais, essa é um dia político e marcado na histórias por diversos motivos importantes.

Você sabe como e quando surgiu essa data e por que ela é tão importante para as lutas das mulheres? Saiba um pouco mais sobre essa história!

Dia Internacional da Mulher

Muitas são as teorias e acontecimentos que marcam o dia da mulher e suas conquistas históricas. Ao falarmos no passado, um dos grandes movimentos que aconteceram para que essa data fosse estabelecida foi a grande passeata em 26 de fevereiro de 1909, em Nova York.

Naquele dia, cerca de 15 mil mulheres marcharam pelas ruas da cidade em busca de melhores condições de trabalho. Na época, as jornadas femininas podiam chegar a 16h por dia, seis dias por semana e até mesmo domingos. Essa passeata é um grande marco que inicia o dia da mulher americano.

Enquanto isso, na Europa cresciam também os movimentos das fábricas. Em agosto de 1910, a alemã Clara Zetkin propôs a criação de uma jornada de manifestações na reunião da Segunda Conferência Internacional das Mulheres Socialistas.

Após a proposta, a partir de 1911 diferentes manifestações foram iniciadas entre fevereiro e março, de acordo com cada país. Foi em 8 de março de 1917 que um grupo de operárias saiu às ruas para protestar contra a fome e a Primeira Guerra Mundial.

Elas foram fortemente repreendidas, episódio que acabou dando início à Revolução Russa e, desde então, o movimento internacional socialista adotou a data como Dia Internacional da Mulher e as comemorações passaram a ser realizadas no mesmo dia em vários países.

Oficialização pela ONU

A ONU, Organização das Nações Unidas, declarou o ano de 1975 como o “Ano Internacional da Mulher” e a partir desse 8 de março ele foi oficializado como Dia Internacional da Mulher.

Desde então, mais do que uma data comemorativa, esse é um ano de luta, manifestação e lembrança de todas as conquistas de lá até aqui.

O incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist

No Brasil, muitas pessoas relacionam o início das manifestações para o Dia da Mulher ao incêndio que aconteceu na fábrica de tecidos Triangle Shirtwaist, em 1911. Nesse episódio, muitas mulheres morreram enquanto trabalhavam e mesmo que tenha sido um acontecimento marcante, não foi ele o único motivador para a data.

Diferente do que muitos pensam, o incêndio ocorreu no dia 25 de março e não no dia 8. Além disso, antes mesmo desse terrível fato, as manifestações em busca de melhores condições de trabalho e igualdade de direito já haviam começado pelo mundo.

A importância da data

Mesmo que muitos relacionem a data à entrega de flores, chocolates e parabenizações, o dia Internacional é muito mais que isso. Esse marco histórico representa a luta feminina e a celebração de todas as vitórias conquistadas até aqui nos mais diferentes países. É importante ressaltar que muitas mulheres nessa data recorrem a simpatias para atrair mais prosperidade, dinheiro, e também simpatia para afastar rival, na busca de alcançar realizações pessoais.

Muitos já foram os passos dados até aqui, mas ainda falta muito para que a sociedade caminhe para um ambiente justo e igualitário para as mulheres. Além de condições de trabalho, tão reivindicados no passado, muitas outras são as pautas atuais dessa data e do longo do ano, como:

  • Luta por direitos iguais;
  • Salários iguais e espaço nas posições de liderança;
  • Ressignificação do papel da mulher na sociedade;
  • Violência contra mulheres;
  • Feminismo;
  • Negritude;
  • Preconceito contra mulheres LGBTQIA+;
  • Transfobia;
  • Entre muitos outros.

A luta das mulheres é extensa e não se dá em apenas um dia. Mas ao ter uma data no calendário mundial, mais luz e foco se dão para pautas essenciais. Comemorar o dia da mulher é muito mais do que ações e flores, mas sim olhar para o passado para compreender o presente e participar do futuro.

Você já conhecia a história por trás desse dia importante? Entender sobre ela é muito importante para as próximas conquistas!

 

Deixe um comentário