Diastema: o que é e seus tratamentos

O diastema, popularmente conhecido como “dentes separados”, é caracterizado pelo espaço extra que se forma entre eles. 

Essa condição é mais comum de ocorrer nos dentes superiores frontais, mas também pode ocorrer nos outros.

Apesar de não ser um problema de saúde bucal, o diastema pode causar desconforto estético para algumas pessoas, fazendo com que elas procurem por um consultório dentário para corrigir o espaçamento entre os dentes.

A ortodontia é a especialidade capaz de prevenir e tratar essa questão de alteração do posicionamento dos dentes e o crescimento e desenvolvimento dos maxilares, evitando que ocorra situações como a má oclusão.

Para entender melhor como ocorre o diastema, quais são as suas causas e os possíveis tratamentos com um dentista para gengiva ou de outras especialidades, confira os tópicos que separamos a seguir.

As causas do diastema

Durante a fase do nascimento dos dentes de leite, é comum que as crianças desenvolvam o diastema. 

Isso acontece porque os dentes permanentes são maiores e precisam de mais espaço para se desenvolver.

Quando ocorre a troca de dentes, o mais comum é que esses espaços extras fechem naturalmente. 

Entretanto, existem alguns fatores biológicos, acessórios infantis e hábitos podem comprometer essa ação, como:

 

  • Fatores genéticos;
  • Respiração bucal;
  • Ausência de dentes;
  • Anormalidade no freio labial;
  • Anormalidade no freio labial;
  • Diferença de tamanho dos dentes;
  • Pressão da língua sobre os dentes;
  • Problemas de alinhamento e má oclusão;
  • Chupar o dedo, usar chupeta e mamadeira.

 

Ou seja, além dos fatores genéticos, existem outros fatores que podem provocar essa separação entre os dentes. 

É comum que essa condição ocorra em bebês devido ao uso de mamadeiras e chupetas, que acabam pressionando os dentes.

Por isso, ao identificar que há o diastema após a troca dos dentes, e se isso te incomodar esteticamente ou provocar algum problema de má oclusão que provoque desordem funcional, procure por uma clínica de implante dentário e ortodontia. 

Quais são os tratamentos para corrigir os dentes separados?

Existem diferentes opções para tratar o diastema, a mais indicada para o seu caso deve ser avaliada por um dentista qualificado de sua confiança e irá depender do grau do seu problema e se existem outras complicações bucais em paralelo.

Dessa forma, o mais recomendado é conversar com um dentista especialista em protese e ortodontia para que ele possa avaliar qual o método mais adequado para o seu caso. Para que você possa entender melhor sobre os tratamentos, listamos as opções abaixo:

Aparelhos ortodônticos

Os aparelhos ortodônticos são indicados quando há a necessidade de fazer uma movimentação maior entre os dentes ou quando é preciso alinhá-los. Apesar de ser um tratamento mais longo, ele proporciona excelentes resultados.

Hoje em dia, existem diversos tipos de aparelho, inclusive os alinhadores invisíveis, que são uma opção mais discreta e quase imperceptível, sendo uma ótima escolha para os adultos que possuem uma preocupação maior com a estética.

Lente de contato dental

A lente de contato dental é uma opção para quem não tem um espaçamento mais discreto entre os dentes. 

Ela é uma lâmina fina e resistente, que é colada sobre os dentes e pode ser utilizada para corrigir o diastema.

Para saber se esse modelo irá ajudar no seu caso, converse com um dentista especialista em protese e lente dental. 

Após avaliar o seu caso, será possível determinar se apenas a lente dental será suficiente para corrigir os espaçamentos entre os dentes.

Cirurgia

A cirurgia é indicada quando o diastema é causado pelo tamanho anormal do freio labial. O procedimento indicado para corrigir essa condição é conhecido como frenectomia e deve ser realizado em uma clínica especializada em periodontia.

Normalmente, a cirurgia é o suficiente para corrigir o diastema em crianças, pois o espaço entre os dentes tende a se fechar sozinho. Já os adultos e adolescentes podem ter que combinar a operação com o uso de aparelhos. 

Botox

As pessoas que possuem hipertrofia muscular facial relacionado com o diastema podem receber a indicação de tratamento com o botox (toxina botulínica) para realizar o fechamento do espaço entre os dentes.

Desse modo, seja por questões estéticas ou por má oclusão, se o espaço entre os dentes estiver te causando algum tipo de desconforto, procure por um profissional de sua confiança para ver o seu caso e te recomendar o melhor tratamento. 

 

Deixe um comentário