Dicas para organizar um home office
Como deixar seu home office organizado? Veja nossas dicas!
Não deixe sua mesa ficar bagunçada
Se você trabalha em casa sozinho ou compartilha sua mesa com outras pessoas, vários itens podem dominar seu local de trabalho muito rapidamente.
- Crie o hábito de arrumar sua mesa antes e depois de cada dia de trabalho.
- Mantenha apenas os itens mais usados em sua mesa e armazene itens menores, como clipes de papel, canetas, documentos e adesivos em pequenos recipientes.
Crie um sistema de armazenamento de documentos
Não fique tentado a imprimir todos os documentos, pois isso começará a acumular pilhas de papel muito rapidamente.
- Use bandejas de documentos para garantir acesso fácil a documentos importantes que você usa regularmente. Rotule recipientes ou caixas nas quais você coloca documentos classificados.
- Digitalize a documentação armazenada digitalizando documentos em papel e salvando-os na memória do computador ou na nuvem.
Tenha uma área de relaxamento longe do local de trabalho doméstico
Trabalhando em casa, podemos rapidamente confundir as fronteiras entre a atividade profissional e a vida doméstica. Faça pausas regulares ao longo do dia enquanto sai do seu local de trabalho em casa.
- Planeje seu escritório em casa em uma sala separada, o que tornará mais fácil separar sua vida profissional de sua vida pessoal. Se você não tiver uma sala separada, escolha um local no canto da sala que será apenas sua zona de trabalho.
- Estabeleça limites colocando seu horário de trabalho onde todos em sua casa possam ver. Se possível, mantenha sua família informada sobre reuniões importantes com antecedência.
Cuide do conforto do seu home office
Preste atenção à ergonomia do seu local de trabalho e à disposição dos equipamentos necessários.
- Encontre um local bem iluminado e silencioso que permita que você participe confortavelmente de reuniões virtuais. Para um home office, escolha um cômodo com janela e uma bela vista para mantê-lo relaxado enquanto trabalha.
- Considere comprar uma cadeira de escritório e apoio para os pés. Certifique-se de que os acessórios de mesa, como teclado ou mouse, estejam a uma altura e distância confortáveis.
Prateleiras suspensas
Há um espaço vazio acima da maioria das mesas. Em vez de um pôster ou uma obra de arte, tente instalar prateleiras lá. Você terá espaço de armazenamento adicional lá. Esta solução é uma ideia fantástica para aumentar o espaço em escritórios mais pequenos.
Mantenha seus cabos organizados
Se você trabalha apenas em um laptop, talvez não precise se preocupar com isso, mas se você tiver um computador, algumas telas, uma infinidade de aparelhos eletrônicos, manter seus cabos de alimentação organizados é uma obrigação. Uma maneira fácil é amarrá-los com uma gravata e removê-los da vista.
Organize suas gavetas
Todo mundo tem uma gaveta que está cheia de itens aleatórios, alguns dos quais não veem a luz do dia há meses. Agora é a hora de pegar alguns organizadores de gaveta e limpá-los. Isso não apenas ajudará você a encontrar coisas quando precisar, mas também criará muito espaço de armazenamento extra.
9. Armários
Se você tiver itens difíceis de guardar em seu escritório em casa ou quiser ocultar quaisquer itens da vista dos convidados, você deve ter um sistema de armário apropriado com compartimentos correspondentes. Você pode comprar cestas de armazenamento decorativas ou caixas que se alinhem com as aberturas em seus armários. Depois de esconder coisas desnecessárias, o restante do espaço ficará vazio, criando a impressão de prateleiras limpas e arrumadas. Esta pode ser a ferramenta organizacional que você está procurando.