Entenda porque a saúde do corpo começa pela boca
A maioria das pessoas sabe que ir ao dentista é muito importante para manter a saúde bucal. No entanto, poucos param para pensar em como esse tipo de cuidado afeta a saúde do corpo inteiro.
Se você está surpreso, é bom saber que seus efeitos vão muito além de eliminar o mau hálito ou garantir um sorriso saudável. Isso mesmo: pessoas que não cuidam da boca têm maior probabilidade de desenvolver doenças como câncer e derrame.
Após ler este artigo, ficará mais fácil para você entender como os cuidados bucais – desde um clareamento dental até a escovação diária se refletem no funcionamento geral do seu corpo!
A importância dos cuidados com a saúde bucal
São muitos os benefícios para quem cuida da boca. Além de manter um belo sorriso e saúde bucal, essa é inegavelmente uma forma de se livrar de muitas dores de cabeça.
Por essas e outras razões, as visitas regulares ao dentista (para limpezas, check-ups gerais ou tratamentos como a colocação de um aparelho de porcelana) ainda são a melhor maneira de manter a boca saudável. No entanto, quem pensa isso está errado!
Muitas pessoas não sabem que feridas na boca podem ser um verdadeiro ponto de entrada para bactérias e fungos. Uma vez que atingem a corrente sanguínea, elementos indesejados podem atingir outras partes do corpo e causar sérias complicações.
Isso é natural, pois a passagem do sangue permite que eles se espalhem rapidamente por todo o corpo e se instalem nos mais diversos lugares.
Quais são os principais problemas causados por uma má saúde bucal?
Para ajudar a entender a importância da saúde bucal, listamos abaixo alguns dos efeitos (e complicações) que ela pode ter em sua saúde geral:
Retração gengival
Essa é uma complicação que vai além dos dentes e começa a afetar as gengivas. É comum quando a área começa a acumular muita placa – o que pode acontecer facilmente se a higiene não for completa, desencadeando assim um processo inflamatório.
Se não for tratada, as gengivas podem retrair e começar a expor as raízes. Esse aspecto pode parecer bobo, mas torna a região mais sensível e vulnerável a problemas graves.
Além disso, também impossibilita que tratamentos como a colocação de uma prótese fixa sejam realizados. Isso porque, o paciente não possui imunidade suficiente.
Doença pulmonar ou cardíaca
Problemas bucais representam o potencial de disseminação bacteriana. Pode parecer assustador, mas eles podem viajar pela corrente sanguínea e causar doenças pulmonares ou cardíacas.
Essa condição não é boa para ninguém, mas é pior para pessoas com diabetes porque as complicações costumam ser maiores nesses casos.
Além disso, as bactérias podem se acumular nas placas de gordura que bloqueiam as artérias.
HPV
O papilomavírus humano, comumente conhecido como HPV, é uma doença sexualmente transmissível que causa verrugas na boca e na área genital.
Além da transmissão pelo sexo tradicional, uma das formas de contágio é pela boca. Portanto, tome cuidado, pois as lesões gengivais podem ser um propagador do vírus.
Por isso, é importante que, ao pesquisar por clareamento dental preço, ter a certeza sobre a limpeza do consultório e, assim, evitar contaminação cruzada.
Síndrome de Sjogren
É uma doença autoimune que causa boca seca devido à destruição das glândulas salivares. Em casos mais desenvolvidos, pode levar à perda do dente e até alguns tipos de câncer.
Pacientes com periodontite têm um risco aumentado de síndrome de Sjogren. Portanto, esse é mais um grande motivo para monitorar a saúde bucal e atentar-se à limpeza mesmo de dentes com faceta dental.
Câncer e outras lesões
Como você já percebeu, a inflamação bucal merece atenção especial e deve ser analisada. Como as infecções causam danos às células, elas podem ocupar uma porcentagem maior e, eventualmente, tornar-se irreversíveis ao longo do tempo.
Se a infecção não for tratada, as células malignas podem continuar a se multiplicar, levando a lesões cancerígenas ou tumores.
Isso significa que a boca desempenha um papel muito importante na manutenção da saúde geral, portanto, invista na higienização dos dentes.
Como agir nesta situação?
As medidas preventivas continuam a ser a melhor forma de as pessoas se cuidarem. É muito importante que os principiantes invistam na higiene completa:
- Escova de dentes do tamanho correto;
- Uso de um bom creme dental;
- Fio dental todos os dias;
- Enxaguantes bucais, caso preciso.
No entanto, este ritual diário nem sempre é suficiente. Você também precisa se proteger com outra atitude importante: visite seu dentista regularmente.
Estes profissionais podem sanar os problemas assim que surgem, além de outros ingredientes que ajudam a manter a boca saudável e o resto do corpo em dia.
Cuidar da sua saúde bucal é mais abrangente do que as pessoas pensam, mas os benefícios são muito maiores do que aparentam.
Pingback: Atividades físicas para crianças: benefícios e mais