Existe um método mais fácil para parar de fumar?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas a cada ano. Mais de 7 milhões dessas mortes são devido ao uso direto do tabaco e cerca de 1,2 milhão são devido à exposição de não fumantes ao fumo passivo.

 

O que é dependência de nicotina?

 

A dependência da nicotina é dividida em dois tipos. A primeira é a dependência farmacológica, o que significa a necessidade de manter um nível específico de concentração de nicotina no soro sanguíneo. O segundo tipo é um vício comportamental muito mais complicado, consistindo na realização compulsória de uma determinada atividade.

 

No caso do tabagismo, diz respeito ao hábito de segurar um cigarro nas mãos ou pegá-lo em situações estressantes. O desenvolvimento desse tipo de comportamento é influenciado pelos seguintes fatores:

 

-psicológico,

-de Meio Ambiente,

-cultural,

-social.

 

A fumaça do tabaco contém mais de 7.000 substâncias nocivas, das quais cerca de 70 são comprovadamente cancerígenas. Seu impacto em nosso corpo é muito amplo e abrange vários sistemas, desde o sangue até o sistema reprodutivo.

 

Os fumantes são muito mais propensos a sofrer de doenças cardiovasculares, como doença cardíaca coronária, síndrome cardiovascular e hipertensão.

 

Acidentes vasculares cerebrais são três vezes mais comuns entre os fumantes, e eles correm um risco muito maior de aneurisma da aorta abdominal, demência, doença de Alzheimer, bronquite crônica, asma brônquica, tuberculose pulmonar, úlceras gástricas e duodenais, perda auditiva, periodontite e osteoporose.

 

Fumantes são três vezes mais propensos a morrer subitamente, sem sintomas prévios de qualquer doença, em uma idade muito mais jovem do que aqueles que nunca fumaram.

O tabagismo regular contribui fortemente para o desenvolvimento de tumores malignos dos pulmões, laringe, faringe, esôfago, boca, pelve renal, bexiga, pâncreas e estômago, nariz, lábios e fígado.

 

Quebrar o vício do tabaco certamente não é um processo fácil e agradável.  Afinal, definitivamente vale a pena começar a luta com suas fraquezas, principalmente por causa de sua saúde.  

 

Algumas maneiras de parar de fumar!

 

  1. Mude sua mentalidade
  2. Evite situações que você associa ao tabagismo
  3. Exercite a força de vontade

O fumante deve visualizar quais situações em sua vida estão associadas ao tabagismo . Talvez seja o café da manhã, intervalos entre as aulas na universidade ou sair depois do almoço no trabalho. Uma vez que ele tenha esse conhecimento, ele deve eliminar categoricamente o hábito de fumar. Não tome café de manhã, mas chá ou espere para beber qualquer coisa até que esteja no trabalho, não saia entre as aulas ou depois do almoço. Todas as possíveis situações claramente associadas ao vício devem ser eliminadas.

 

Outro método que ajuda no autocontrole é a introdução de acordos de tabaco. Se você fumou 20 cigarros por dia até agora, limite esse número para, por exemplo, 8 e defina horários específicos em que você pode fumar. Será mais fácil definir um despertador regular no telefone ou um lembrete de calendário. Use este método até que seu corpo se acostume com o fato de que você só pode fumar após o bipe oito vezes ao dia. Esse processo pode levar até um mês. É importante que você nunca se permita recuar. Uma vez que você seja capaz de julgar objetivamente que está acostumado a esse modo, limite seus cigarros a 4, depois a 2, até que finalmente possa eliminá-los completamente.

 

É possível utilizar também outros meios, como cigarro eletrônico ( Pod Recarregável, por exemplo), como alternativa para trocar o cigarro convencional. O cigarro eletrônico tem sido bastante usado por conter menos nicotina e danos que o cigarro “normal”.

 

Fumar cigarros destrói não apenas sua saúde, mas também sua aparência.  Verifique quais são os efeitos do tabagismo e os efeitos da nicotina, e será mais fácil se livrar do vício.  

 

A nicotina destrói não apenas a saúde, mas também a aparência!