Quais as versões do AutoCAD?

Primeiramente, neste artigo não queremos dizer qual é a melhor versão do AutoCAD, você obterá aqui algumas respostas com base na sua situação real.

Não temos o objetivo de lhe mostrar qual é o melhor nem qual é o pior, mas sim no que é melhor para cada situação.

Alguns usuários ficam presos em versões mais antigas do AutoCAD e tendem a perder os benefícios das versões atuais, outros atualizam só para atualizar as funções e acabam perdendo dinheiro, e ainda outros atualizam e entendem exatamente o que estão fazendo, porém depois de um tempo percebem que somente perderam dinheiro e tempo.

Além do que vamos abordar neste artigo, queremos indicar que é muito importante que você faça um Curso de AutoCAD, o curso vai ser um excelente meio para obtenção de novos conhecimentos.

Vamos lá?

Desenhos mais simples em 2D

Para projetos como planos de aprovação da Prefeitura, estudos e projetos de execução em campo, desenhos mecânicos 2D e obras similares, o AutoCAD até a versão 2010 é uma excelente escolha, quando utilizado adequadamente, pode atender às necessidades.

Obviamente você verá argumentos e apelos fortes e todos os benefícios dessa versão mais recente, porém jamais podemos de considerar que a versão mais recente requer um computador mais poderoso mesmo para projetos mais simples, além de outras coisas a serem consideradas.

Novas versões desses recursos serão muito úteis para você. Ainda no contexto deste desenho 2D mais simples, existe a opção de AutoCAD LT, uma versão simplificada, mais leve (menos pública, mas disponível a cada nova versão do AutoCAD).

A versão LT não possui funções 3D avançadas, mas é uma boa versão para fazer desenhos 2D.

Talvez podemos destacar que dentro dessa versão há um ponto negativo, ela não abre o uso de “plug-ins” e uso de aplicativos AutoCAD, porém é melhor avaliar se esses recursos se aplicam à sua situação e quanto podem ou podem não ser benéficos.

Em suma, se você tiver um computador mais médio com pelo menos 2 GB de memória em sua configuração básica (expansível para 4 GB, se possível), poderá obter um bom desempenho de desenho 2D no AutoCAD 2010 mesmo sem uma placa de vídeo dedicada.

Consideramos o Windows 7 aqui. Se você estiver no Windows 10, considere adquirir um computador mais poderoso, se você ainda não estiver livre do dinossauro XP (por razões econômicas), o antigo AutoCAD o impedirá.

Para trabalhos em 2D com arquivos Grandes

Um exemplo típico desse uso são os mapas topográficos. Mesmo em 2D, as pessoas que trabalham com urbanismo encontram mapas que são enormes arquivos dwg.

Abrir esses arquivos para leitura com um computador básico às vezes não é um problema, mas se você precisar manipular, alterar ou até mesmo cortar partes desses mapas, você será afetado.

Nesses casos, recomenda-se pelo menos 4 GB de memória. Lembre-se que se o sistema for de 32 bits, ele usa apenas 3,5gb desses 4gb. Se você tiver um sistema de 64 bits, considere 6 GB ou 8 GB e verá uma grande diferença.

Para um processador antigo, é o AutoCAD 2010+, apesar da exigência de começar com o pentium IV acima, vamos considerar pelo menos um núcleo Duo de 3.0GHz.

Se você estiver considerando um processador mais antigo que este, considere uma versão mais antiga do AutoCAD.

Para modelagem 3D, existem dois pontos interessantes a serem verificados

  1. Se for produzido dentro da empresa para pesquisa e desenvolvimento de produtos, como, por exemplo: fábricas de móveis, indústrias, é melhor verificar o nível de demanda por conta própria. Porém, se você não deseja trabalhar em alto nível de realismo na finalização, as mesmas versões do AutoCAD 2000 a 2006 possuem bons recursos para a confecção desses projetos.
  2. Agora para aqueles com maiores exigências ou aqueles produzidos no exterior, você precisa vender o projeto, quer deixar uma boa impressão nos clientes, e não quer ir para um software de modelagem mais completo (como 3D Studio Max ou até mesmo SketchUP usando plug-ins para renderização), AutoCAD 2007 e superior é recomendado, tanto para computadores mais antigos quanto para os mais modestos. Já a versão de 2015 é superior para as tecnologias atuais.

Analise os recursos do seu computador

Você sabia que as configurações básicas de hardware e a versão do Windows podem afetar a seleção?

Por exemplo, AutoCAD 2006 em diante e Windows Vista não são boas combinações, pois esses casos usam o Windows XP (ou uma versão anterior conhecida por ser compatível). Por outro lado, o AutoCAD 2007 e o Windows Vista estão com bugs, mas há relatos de que não há problemas em usá-los, eles até oferecem um “service pack” para o Acad para isso, porém, há muitas reclamações e dores de cabeça com essa combinação. Portanto, para Windows Vista, AutoCAD 2008, 2009 ou 2010 são as melhores versões. Quando falamos de computadores antigos, o Windows Vista está “morto” e até a Microsoft não suporta mais o Windows 7. Para Windows 7, considere usar o AutoCAD 2010+. Para Windows 10. O próprio sistema já impede o uso em computadores desatualizados, portanto, considere o AutoCAD 2016 acima, especialmente se você não quiser ter problemas de compatibilidade.

Por fim, se você deseja aprender mais sobre AutoCAD, é fundamental que você invista em conhecimento, portanto, faça um Curso de AutoCAD para crescimento pessoal.

 

 

Deixe um comentário