Saiba como o magnésio previne a osteoporose e contribui para saúde óssea
O magnésio entra para aquela lista dos “remédios” tradicionais, os quais foram passados de mães para filhas ao longo de gerações. É comumente usado em sua forma líquida, como uma solução para desconforto estomacal.
Mas o fato é que o magnésio vai muito além de um “remedinho para estômago”. Por ser um mineral encontrado em alimentos como aveia, banana, amendoim, leite, dentre outros, esse nutriente tornou-se um aliado para manter a saúde dos ossos e dos músculos.
Além do mais, esse mineral possui a função de regular o açúcar do sangue. Bom para o estômago, para os ossos, para o sangue e para a capacidade física. Como se vê, os motivos para colocar o magnésio como base de suplementação natural somente aumentam.
O que é o magnésio?
Dentre os muitos componentes que formam o organismo humano, encontramos os minerais, grupo do qual o magnésio faz parte. No corpo, o magnésio se concentra mais nos ossos e nos músculos, onde cerca de 60% desse mineral está no sistema esquelético e 34% no tecido muscular.
Ainda que o corpo humano produza esse nutriente, a sua abundância no organismo justifica a necessidade de repor o magnésio constantemente. Em outras palavras, o corpo humano utiliza e, portanto, precisa muito desse mineral.
Quais os benefícios do magnésio?
Quando os benefícios do magnésio são elencados, torna-se ainda mais visível o quanto esse mineral é precioso para a conquista de uma vida saudável.
- Força para atividades físicas;
- Prevenção da osteoporose;
- Redução do risco de doenças do coração;
- Controle de açúcar sanguíneo;
- Controle da pressão sanguínea;
- Alívio de dores e desconfortos estomacais;
- Melhora do humor.
Como se vê, o magnésio é um mineral completo, cuja ação promove força física, garantida na reposição óssea e muscular. Esse mesmo mineral também regula o transporte de glicose no sangue e reduz o acúmulo da gordura em forma de placas nos vasos sanguíneos.
Um dos benefícios menos conhecidos, porém muito bem-vindo, é a melhora do humor. O magnésio é um dos maiores responsáveis por liberar serotonina, que é um hormônio que ajuda a regular o humor e a controlar a ansiedade. Logo, é uma alternativa natural de obter mais saúde mental.
Como o magnésio previne a osteoporose?
Além de existir o próprio mineral em grande volume nos ossos, o magnésio também provoca a ativação da vitamina D, que é responsável pela absorção de cálcio. Dessa forma, o magnésio previne o desgaste ósseo, comum com a chegada da idade avançada, de duas maneiras.
Como usar o magnésio?
O magnésio pode ser consumido em forma de hidróxido de magnésio, que vem em um frasco. Esse formato é ideal para combater azia e desconfortos no estômago.
Mas é possível obter os benefícios do magnésio através de um suplemento natural, que pode ser encontrado em uma loja de produtos naturais.
O suplemento em cápsulas é excelente, pois vem na quantidade adequada e é mais fácil de tomar.
Quem pode usar esse mineral?
Em geral, esse mineral é recomendado para quem está com deficiência dele no organismo devido à má alimentação. Quem faz essa recomendação são os médicos e nutricionistas. Com autorização de um deles, qualquer pessoa pode suplementar com magnésio para obter seus benefícios.
O magnésio pode parecer comum, pois está praticamente difundido em nossa cultura, mas jamais deve ser subestimado, pois se trata de um nutriente essencial para a locomoção, disposição e qualidade de vida humana.