Todas as virtudes e propriedades do âmbar para o corpo e a mente

Ao contrário do que muitos pensam, o âmbar não é uma pedra, mas sim uma resina vegetal que foi solidificada com o tempo. Esta misteriosa resina orgânica de cor laranja-dourada, há milênios é usada como ornamento na forma de joias.

Mas não é apenas usada na confecção de joias, há muitos benefícios à saúde que estão  relacionados à pedra de âmbar. A pedra também teria a capacidade de aliviar problemas de origem física e psicológica. 

Um pouco de semântica

Existem várias referências muito antigas relacionadas ao âmbarr, vindas de muitas fontes diferentes. Nos tempos pré-históricos, ele era usado como objeto de arte e joalheria (como brinco, pulseira e colar de ambar).

Por causa de sua capacidade de preservar plantas e animais, o âmbar simboliza a juventude eterna. 

Ele foi importado da costa do Báltico e depositado em túmulos egípcios. Posteriormente, o âmbar foi amplamente usado pelos celtas na forma de contas. Os romanos, por sua vez, utilizaram o âmbar para inspirar lendas e histórias.

 

Um exemplo: as  lágrimas petrificadas dos deuses flutuando no mar, são os fragmentos de âmbar que serviram como um talismã protetor. O grego Tales de Mileto havia observado que ao esfregar o âmbar amarelo, atraía outros objetos e às vezes produzia faíscas, por isso chamavam o âmbar de “elektron”. Essa descoberta das propriedades eletrostáticas é a origem da nossa palavra “eletricidade”!

Propriedades físicas do âmbar

O âmbar amarelo é uma pedra orgânica produzida por processos biológicos, assim como o coral, a madrepérola ou as pérolas de ostras, portanto, não pertence ao grupo dos minerais, mas sim dos sedimentares.

Ele é  o resultado da polimerização de isoprenos (componentes da resina de certas coníferas), sob certas condições de temperatura e pressão e durante um processo que pode durar milhares de anos.

 

Existem muitos depósitos de âmbar no mundo, mas os principais estão na Europa, nos países localizados ao redor do Mar Báltico.

 

O âmbar pode conter rastros de pequenos organismos fósseis, como insetos, se as secreções da resina estiverem ao ar livre e não ao nível das raízes. Portanto, essas amostras são muito úteis para os cientistas, pois fornecem informações sobre as condições ambientais da época em que a resina foi fossilizada.

O seu brilho pode apresentar variações de cores que vão do amarelo ao marrom, dependendo da  sua composição e de sua idade e sua superfície tendendo a escurecer com o tempo. Existem mais de 200 tons. Os tons mais comuns lembram as diferentes variedades de mel.

O brilho do âmbar pode ser  transparente, translúcido e muitas vezes turvo com pequenas bolhas. Ele é moderadamente duro (possui baixa resistência aos choques) e sua densidade está entre 1,05 e 1,10 (ele flutua em água salgada).

Já o âmbar amarelo, se magnetiza em contato com a pele. Ele assume uma carga negativa ao arrancar os elétrons da superfície contra a qual é esfregado. Por isso possui a capacidade de formar iões negativos, que são conhecidos pela sua ação de bem-estar no organismo, para reduzir a fadiga, fortalecer o sistema imunitário e agir de forma antioxidante.

Portanto, ao emitir íons negativos, traz uma sensação de calma.

Os 8 usos do Âmbar para a Saúde

Graças à composição natural, o âmbar possui propriedades excelentes para a cura, podendo ser capaz de acalmar muitas doenças e estimular o nosso sistema energético.

 

Listamos 8 usos para a nossa saúde. 

 

  1. Estimular as defesas imunológicas
  2. Prevenir a dor da dentição dos bebês 
  3. Acalma problemas articulares e inflamatórios
  4. Curar as condições da pele
  5. Limitar as manifestações alérgicas
  6. Ajuda a combater o estresse e a depressão
  7. Melhorar a qualidade do sono
  8. Aumenta a autoconfiança

 

Escolhendo a jóia certa

Devido à raridade de certas pedras âmbares, há muitas peças falsificadas comercializadas. Dentre os materiais, os principais utilizados pelos falsificadores são o plástico e o copal, que é uma resina semi fóssil. 

Alguns dos métodos para autenticar 

Há alguns métodos para você autenticar se a jóia que você adquiriu recentemente, seja ela colar ou pulseira de ambar.

 

  • Mergulhe um pedaço de âmbar em água salgada. O âmbar e o copal flutuam, enquanto alguns plásticos afundam.
  • Esfregue um pedaço de algodão embebido em acetona ou removedor de esmalte no âmbar. Ao contrário de alguns plásticos e copal que podem ficar pegajosos, nada acontece com o âmbar.
  • Algumas lojas fornecem um certificado de autenticidade para jóias de âmbar reais . Você também pode encontrar colares de âmbar para bebês em farmácias.

 

Deixe um comentário