Odontopediatra: O que é e o que faz?

A odontopediatria é o ramo da odontologia que cuida da saúde bucal das crianças, assim como temos o pediatra que cuida de modo geral. 

 

Então, o odontopediatra é alguém que cuida dos dentes dos pequenos, e para ser um bom odontopediatra, não é simplesmente gostar de atender crianças, mas é necessário alguns conhecimentos técnicos.

 

O odontopediatra sempre irá trabalhar com a prevenção, independente de como a criança está chegando no consultório ou o odontopediatra irá buscar que ela pare de ter problemas e que deixe de ter cáries, por exemplo.

 

Essa história antiga de que as pessoas vão no dentista somente para arrumar as cáries e que costuma doer muito, isso não existe mais. Então, hoje, a maioria dos odontos pediatras trabalham com a prevenção para evitar justamente que esses problemas aconteçam.

 

E o mais importante, é que pelo menos todos ou a maioria trabalham apenas com tratamentos que são comprovados cientificamente, sem adaptações. 

 

Isso porque, pode prejudicar a criança. Então, como odontopediatra, você poderá descobrir a carie infantil como tratar.

Como a odontopediatria pode ajudar os pais?

O odontopediatra é um especialista preparado para cuidar da boca e saúde de pessoas que possuem até 18 anos de idade. 

 

Além disso, ele poderá também ajudar os pais, por exemplo, orientando quando a mãe está gestante sobre diversos assuntos, como:

 

  • Amamentação;
  • Orientação sobre bico de mamadeira;
  • Uso da chupeta;
  • Higienização do bebê.

 

Então, o odontopediatra começa a acompanhar o bebê, antes mesmo dele ter nascido, ou até mesmo ainda no pré-natal. 

 

Portanto, ele é um profissional de extrema importância durante a fase da infância e da adolescência. Isso porque, o dente de leite tem várias particularidades em relação aos permanentes.

 

É exatamente nessa situação que é possível fazer a identificação, se a criança precisará fazer uso de um aparelho autoligado na sua fase da adolescência ou não, é um momento extremamente importante que a criança ainda está em desenvolvimento.

 

Esse tipo de profissional é extremamente importante na vida da família para ensinar tanto os pais, quanto as crianças que têm uma forma certa de fazer a higienização, sem que ela crie um trauma como o dentista.

Por que procurar essa especialidade para as crianças?

Era muito comum ouvir as pessoas dizendo que tinham medo de ir ao dentista. Isso provavelmente ocorreu porque na infância e na juventude, e se alguém foi atendida por profissionais não capacitados para atender essa faixa etária. 

 

Já o odonto, especializado em odontopediatria é treinado para ensinar a criança, para tratar e atendê-la de forma que seja divertida. Portanto, é algo que não gera traumas na vida do indivíduo. 

A infância também é uma idade mais comum para ter as cáries. Então, esse é mais um ponto em que o odontopediatra é essencial para a prevenção e o tratamento dessas cáries que aparecem no decorrer da infância.

 

A presença de um profissional é extremamente importante, para que isso não se torne um problema mais grave, principalmente quando ela se desenvolve e cresce. 

 

Além disso, também é possível fazer a identificação, como foi dito, se a criança precisar fazer o tratamento com um aparelho de dente invisível.

Quando é preciso levar os pequenos ao odontopediatra?

Não existe uma regra clara, mas é muito importante que durante o primeiro ano de vida da criança, ocorra essa primeira visita ao odontopediatra. 

 

Portanto, é neste momento que de forma lúdica e acolhedora, tanto a criança quantos os pais sejam recebidos por um odontopediatra.

 

E nessa visita, irão receber orientações e instruções, para realizar a prevenção, que é o principal remédio para qualquer tipo de doença. E além disso, a criança também será examinada. 

 

Nesse primeiro exame, a criança vai ser avaliada quanto algumas questões, como:

 

  • Seus freios (pregas que se localizam na boca);
  • Cronologia da erupção dentária;
  • Dentes presentes;
  • Probabilidades de cáries;
  • Relação das arcadas dentárias.

 

Todas essas questões serão avaliadas e também, os pais e os responsáveis recebem orientações personalizadas, de acordo com a rotina familiar e com a faixa etária da criança, a respeito de creme dental, escovas de dentes entre outros.

 

Dependendo da idade da criança, já é possível identificar problemas ortodônticos e é nesses exames em que é possível identificar se a criança irá precisar colocar aparelho dentário ou iniciar algum tipo de tratamento para sua saúde bucal.

Quais benefícios os odontopediatras oferecem às crianças?

O odontopediatra poderá oferecer diversos benefícios para as crianças, e como foi dito, principalmente pode ajudar os pais na prevenção contra doenças mais comuns na infância que são as cáries.

 

Com a sua especialidade, eles saberão o suficiente de como agir de forma lúdica com cada criança e de uma maneira que elas gostem de estar no consultório e que isso não possa gerar um trauma.

 

Além disso, é possível identificar se a criança possui algum problema ou um atraso, tudo isso por meio de uma radiografia panorâmica valor

 

Então, é muito importante fazer essa verificação logo cedo porque dependendo disso, é possível intervir e permitir que a criança não sofra.

 

Com isso, é extremamente importante, antes mesmo da criança nascer e ter um acompanhamento com o odontopediatra. Isso vai ajudar a ter um desenvolvimento saudável em sua boca.