Saiba emitir gratuitamente boletos como Pessoa Física

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), nos últimos dez anos o número de trabalhadores autônomos cresceu. Entre os 24 milhões de colaboradores, somente 5,8 milhões estão em regimes de trabalho formal (com CNPJ).

Apesar de todos os benefício encontrados para quem trabalha formalmente, como vale-transporte, vale-alimentação e plano de saúde, trabalhar de forma autônoma tem se tornado uma opção bastante procurada.

O motivo desse crescimento está, em especial, na crise econômica vivida pelo país e também pelo aumento no desemprego, é o que apontam os especialistas. Afinal, em situações conturbadas o brasileiro costuma reunir alternativas em busca de uma renda extra e partem para um plano B.

Nesse sentido, o empreendedorismo aflora e alguns começam a desempenhar serviços de maneira independente, mas sem formalidade como PJ. E, por isso, é fundamental saber executar algumas funções e a emissão gratuita de boletos como Pessoa Física é uma delas.

Vale ressaltar que mesmo depois do surgimento do cartão de crédito, o boleto bancário ainda é o método de pagamento mais usado entre os brasileiros. Dessa forma, a emissão dos mesmos como Pessoa Física é algo necessário, vantajoso e que deve estar no domínio do trabalhador autônomo.

Logo, se você tem interesse pelo assunto e quer descobrir mais detalhes, veio ao lugar certo.

Como emitir um boleto?

Existem duas formas de emissão de boletos bancários, pelo banco ou de forma online. A primeira alternativa permite que o indivíduo faça a emissão por meio da carteira registrada. Entretanto, é importante que ele verifique todos os detalhes referentes a este processo. Até porque a emissão pode ser complexa e um pouco burocrática, pois fica atrelada a relação entre banco e correntista.

Somado a isso, a operação pode modificar de acordo com as regras internas de cada instituição financeira.

Já a emissão de boletos online, aparece como uma alternativa que funciona como uma ponte entre o emissor e os bancos. Logo, ao utilizar esta plataforma, o indivíduo consegue realizar a emissão do boleto Pessoa Física e ter um domínio maior em relação a toda a operação.

Em suma, a plataforma online acaba sendo mais favorável do que o banco convencional, por ser menos burocrática e complexa.

Todas as plataformas são gratuitas?

Não. Infelizmente, nem todas as empresas disponibilizam a emissão de maneira gratuita, porém, algumas vão na contramão e simplificam este tipo de cobrança. A Gerencianet é uma delas e auxilia quem ainda não é Pessoa Jurídica. Nesta plataforma, após o cadastro no aplicativo é possível fazer a operação de maneira gratuita.

Posteriormente a abertura de conta, o trabalhador autônomo pode gerar a cobrança da forma como preferir, ou seja, pelo computador ou celular. Além disso, o procedimento é mais barato, pois, ao contrário das instituições financeiras, a tarifa exigida é apenas para cobranças pagas, portanto, é eliminada o valor de emissão, alteração ou baixa manual.

Passo a passo para a emissão de boletos

Independente do tipo de Pessoa, seja Física ou Jurídica, o passo a passo de ambas segue a mesma linha. Então, confira abaixo:

1º passo – abra uma conta em um banco convencional ou realize o cadastro em uma plataforma de emissão de boletos online;

2º passo – requeira ao banco ou à plataforma o serviço de emissão do boleto;

3º passo – mantenha sob fácil acesso os dados básicos do recebedor da cobrança, ou seja, do beneficiário. São eles: nome completo, endereço e CPF ou CNPJ;

4º passo – também tenha em mãos os dados básicos de quem pagará o boleto, isto é, nome completo, endereço e CPF ou CNPJ;

5º passo – envie todas estas informações para o banco ou preencha as informações no gerador de boleto bancário online, tudo isso para realizar o registro do boleto;

6º passo – adicione as informações financeiras, são elas: data de vencimento e valor total do boleto;

7º passo – acrescente os valores de juros, multas ou descontos, caso exista;

8º passo – envie o boleto bancário para o endereço do pagador, ele pode ser físico ou virtual (e-mail);

9º passo – espere pelo prazo de três dias para que a compensação do documento seja feita, após o pagamento.

Por fim, vale mencionar que diversificar é preciso e faz bem para qualquer negócio. Por isso, depois de conferir essas dicas e ficar por dentro de como emitir gratuitamente boletos como Pessoa Física, lembre-se de que é sempre importante optar pela alternativa que mais se adequa a sua realidade.

Deixe um comentário