A revolução dos Apps: Futebol, smartphones e gás de cozinha a um toque da tela

Se você está curioso(a) sobre o que futebol, smartphones e gás de cozinha tem a ver um com o outro, acompanhe nosso artigo e descubra.

A telefonia celular chegou ao Brasil no meio da década de 90, no entanto era um serviço bastante precário, com cobertura incipiente e acessível somente  a poucos privilegiados que podiam pagar valores por volta dos 4 mil reais somente pela linha telefônica.

Nessa época, as empresas que operavam o serviço de telefonia móvel eram estatais que, além de “engessadas”, não tinham concorrência.

No final da década de 90 e início dos anos 2000, o ministério das telecomunicações resolveu modernizar o sistema de telefonia brasileiro, privatizando as companhias estatais e abrindo licitações para que novas empresas começassem a operar no setor.

Com isso, além da modernização esperada, a entrada de novos players no mercado, tirava o monopólio das estatais, beneficiando os consumidores com concorrência de preços e ofertas de serviços mais eficientes.

A evolução da telefonia celular no Brasil

A partir do início dos anos 2000, entraram no mercado brasileiro empresas multinacionais da Espanha, México e Itália, só para citar as maiores, aliás, as que permaneceram até hoje, como Vivo, Claro e Tim.

Um dado curioso dessa época é que uma empresa estatal que havia sido privatizada revolucionou o setor, obrigando que duas dessas gigantes estrangeiras mudassem seus nomes aqui no Brasil.

A Telemar, que era uma empresa de telefonia fixa, que havia sido privatizada, entrou no mercado de telefonia móvel com a empresa Oi. A Oi mudou o conceito de publicidade do que se fazia até então neste mercado.

Com campanha agressiva de marketing através de comerciais extremamente bem humorados e com a ideia de que não vendiam celulares e sim um “Oi”, a empresa fez um sucesso avassalador, ganhando à época menções no livro dos recordes por ter sido a empresa que conquistou 500 mil e depois 1 milhão de clientes mais rápido em todo o mundo.

Com esse sucesso de imagem da Oi, que refletiu nas vendas, duas empresas que operavam no Brasil com os nomes que usavam em seus países de origem, investiram na reformulação de suas imagens, o que acabou culminando inclusive com a troca dos nomes fantasia. Com isso, a mexicana ATL virou Claro e a espanhola Telefônica virou Vivo.

 

A chegada dos smartphones e a Copa do Mundo do Brasil

 

Avançando um pouquinho no tempo, em 2007 a Apple lança o seu primeiro Iphone, o pontapé inicial para uma nova revolução no mercado de telefonia.

Ainda que esse lançamento, em 2007, tenha sido feito nos EUA e ainda tenha demorado um pouco para que a novidade chegasse ao Brasil, cinco anos depois, em 2012 já tínhamos, além do Iphone da Apple, uma oferta substancial de smartphones de outras marcas.

A verdade é que, além da novidade não ter se popularizado tão rápido, o Brasil ainda carecia de sinal de qualidade para atender a demanda dos smartphones por internet móvel.

Com a aproximação de dois grandes eventos que o Brasil sediaria, a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas do Rio de Janeiro de 2016, era preciso investir em infraestrutura, entre tantas outras a de telecomunicações.

E foi a partir daí que começamos a ter acesso às tecnologias mais modernas, como o 3G, depois o 4G e agora o 5G.

 

A popularização dos smartphones e a vida na palma da mão

 

A partir de 2014, os smartphones caíram de vez no gosto popular com a modernização de todo o sistema de telefonia no Brasil para a Copa do Mundo.

Por conta disso, empresas e empreendedores começaram a enxergar oportunidades nesse mercado, oferecendo softwares que facilitassem a vida das pessoas. Sim, estamos falando dos famosos aplicativos.

Por conta disso, os hábitos das pessoas mudaram radicalmente, podendo resolver quase tudo na palma de suas mãos.

Surgiram aplicativos de bancos, de entrega de comida, de carona, de relacionamento e tudo o que mais você possa imaginar, ou não…

Agora você deve estar se perguntando onde entra nessa história o gás de cozinha. Continue e descubra.

 

O aplicativo que facilita você saber o preço e comprar seu gás de cozinha

A telefonia celular surgiu no Brasil, as teles foram privatizadas, o celular se popularizou, depois chegaram os smartphones, o país se modernizou para receber dois grandes eventos esportivos, os smartphones se tornaram onipresentes e então surgiram aplicativos para todos os fins.

Alguns desses aplicativos já são bastante populares e conhecidos, mas um que descobrimos recentemente e que resolve um problema bem específico é o app Preço do Gás.

Com o aplicativo Preço do Gás, você faz pesquisa de preços de gás de cozinha só abrindo o aplicativo. Nós achamos incrível, basta clicar no ícone do app para ele se abrir e já mostrar todas as revendas da região com seus respectivos preços.

Depois basta escolher por marca de sua preferência ou menor preço, finalizar o pedido e aguardar a entrega.

O que gostamos e achamos interessante no app é que ele resolve aquele velho problema de ficar procurando telefones de revendas de gás em panfletos e imãs de geladeira. Com poucos cliques, é possível pesquisar preços e comprar o gás de cozinha em qualquer lugar do Brasil.